Paes nunca escondeu sua paixão pela festa, mas diz que "parece sem qualquer sentido" realizá-la neste ano, ainda que o Rio de Janeiro já tenha começado a vacinação contra a Covid-19. "É uma ironia do destino: logo eu sou o primeiro prefeito a não ter carnaval", lamentou.
Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qq sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho. pic.twitter.com/B932v233En
— Eduardo Paes (@eduardopaes_) January 21, 2021
O calendário de datas oficiais do Estado do Rio de Janeiro foi alterado, incluindo no mês de julho de todo ano o “CarnaRio – Carnaval fora de época”, para estimular o turismo. É o que define a lei 9.174/20, do deputado Dionísio Lins (PP), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial Extra do dia 12 de janeiro.
Segundo o texto, a medida estimula o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços. A organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Cultura.