Helicóptero usado pela Polícia Militar durante operações no Estado do Rio de Janeiro  - Daniel Castelo Branco
Helicóptero usado pela Polícia Militar durante operações no Estado do Rio de Janeiro Daniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - A desembargadora da 6ª Câmara Cível, Inês da Trindade Chaves de Melo, suspendeu a decisão que proibia o uso de helicópteros durante operações em todo o estado do Rio de Janeiro, em vigor desde o dia 18 de agosto de 2020. Com isso, fica também permitido o sobrevoo de áreas num raio de dois quilômetros de distância de instituições de ensino. O pedido de suspensão havia sido solicitado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Para os órgãos de segurança, a medida anterior impossibilitava um policiamento mais ostensivo e investigativo por parte da polícia. Com a suspensão da medida, os sobrevoos só poderão ocorrer em situações concretas e de caráter eminentemente excepcional na atividade policial, sendo necessário a apresentação de um relatório a cada operação feita.
Publicidade
O DIA procurou a PGE para falar sobre a suspensão da medida, mas o órgão ainda não retornou. O espaço está aberto para manifestação.
À noite, a Defensoria Pública do Rio protocolou recurso contra a decisão. No recurso, a Defensoria alega que apenas o pedido de reconsideração formulado pelo Estado do Rio de Janeiro foi analisado, não sendo considerado aquele apresentado pela Defensoria Pública, que tem por fundamento a ADPF 635, aprovada pelo STF.

O órgão também que o recurso do governo sequer poderia ter sido conhecido, uma vez que inúmeras formalidades não foram cumpridas, conforme previsto no Artigo 1018 do Código de Processo Civil.
Publicidade
Helicóptero blindado do Bope auxilia operação no Complexo do Salgueiro
Durante toda a tarde desta sexta-feira (22), policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam uma operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, com a ajuda da PM e de um helicóptero blindado. Segundo a Polícia Militar, a ação busca localizar as principais lideranças do tráfico de drogas da localidade, comandada pelo Comando Vermelho (CV).