Fechamento de bares e restaurantes às 17h é uma das medidas sugeridas por infectologista do comitê científicoLUCIANO BELFORD

Por Aline Cavalcante
Rio - Apesar das medidas de restrições que determinam o fechamento de bares e restaurantes na cidade do Rio após às 20h, em alguma regiões o decreto não foi cumprido. Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos.

Em um dos bares, havia aglomeração, e o distanciamento social não era respeitado. Sem máscara, havia muitos clientes dentro e fora do bar, na calçada.

Em outro bar, apesar do distanciamento entre as mesas ser respeitado, o local funcionava normalmente, ignorando a proibição do decreto que começou a valer nesta sexta-feira (5).
Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos. - LUCIANO BELFORD/AGÊNCIA O DIA
Na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, famosa pela vida noturna agitada, alguns bares e restaurantes se mantiveram abertos.LUCIANO BELFORD/AGÊNCIA O DIA


Empresários querem ampliar o funcionamento

A Justiça do Rio determinou, nesta sexta-feira, em decisão liminar, que bares e restaurantes do Rio podem fechar às 20h, e não mais às 17h,como havia decretado a prefeitura nesta quinta-feira. Os empresários lutam para conseguir ampliar o horário para 23h.

O pedido feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional do Rio (Abrasel-RJ) para derrubar o horário imposto pela Prefeitura do Rio que diz que o decreto "afronta os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, afetando a subsistência de seus associados e, por consequência, relevante setor da economia da cidade do Rio de Janeiro".

Neste sábado (6), donos de bares e restaurantes farão uma manifestação, às 18h, na Praça Antero de Quental, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

"Convocamos os quiosqueiros, donos de boates e todos os comerciantes e empresários prejudicados a se juntaram a nós. Não vamos desistir até conseguirmos uma nova decisão", afirmou o empresário Gabriel Fonseca.
Publicidade
Prefeitura vai recorrer da decisão judicial
Após a Justiça determinar que bares e restaurantes poderão fechar às 20h, a Prefeitura do Rio anunciou que vai recorrer para que a medida restritiva de fechamento às 17h volte a vigorar.
Publicidade
"A prefeitura vai recorrer da decisão por entender ser insuficiente o fechamento a partir das 20h. De acordo com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Ordem Pública, o horário das 17h, que consta no decreto, foi estabelecido a partir de orientação técnica para diminuir a circulação de pessoas, evitar aglomeração e garantir o distanciamento social. Somente este ano, das 284 infrações sanitárias, mais de 87% foram realizadas no período noturno, evidenciando este ser o horário com mais pontos de aglomeração e descumprimento das regras por parte da população", diz a nota.
"A Secretaria Municipal de Saúde constatou nesta quinta-feira um aumento de 16% dos casos de atendimento de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave nas unidades de urgência e emergência da cidade, o que reforça a necessidade de maior rigor nas medidas de proteção à vida", finaliza a prefeitura.