Sete animais foram resgatados
Sete animais foram resgatadosAnjos de 4 Patas / Divulgação
Por O Dia
Rio - Ao menos 20 protetores de animais se uniram para resgatar, na quarta-feira (31), sete cães trancados e abandonados em uma casa, no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, desde dezembro de 2020. Os animais estariam se alimentando das próprias fezes e sofrendo maus-tratos.
A denúncia foi feita à protetora Ana Paula Lopes, do projeto “Focinho Feliz RJ”, na última semana. Ela entrou em contato com os projetos “Gatorros em Apuros” e “Anjos de 4 Patas”, que também se mobilizaram, começando uma corrente para o resgate dos cachorros.
Publicidade
“Quando entramos na casa só tinha lixo, móveis destruídos e muitas fezes. A casa parecia mais um filme de terror. Jamais poderia ser conivente com aquela situação, e permitir que aqueles animais indefesos continuassem naquele local”, contou Ana Paula.
O grupo, apelidado de “Anjos do Bem” pelos moradores do bairro, teve o apoio dos policiais militares do 3º BPM (Méier). No momento do resgate, uma mulher chegou ao local dizendo ser a dona da casa. Ela foi levada para 19ª DP (Tijuca) sob a alegação do crime de maus-tratos. A Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET) também auxiliou a ação.
Publicidade
“Na delegacia relatei o que vi no local: animais em péssimo estado de saúde, todos com muita sarna e se alimentando das próprias fezes. Desde então a subsecretaria está responsável por esses animais,” explicou a Coordenadora de Resgate e jornalista, Cristina Cruz, que acompanhou o resgate.
Segundo a Polícia Civil, em depoimento, a mulher disse que não morava na casa, mas que às vezes passava por lá para alimentar os animais. Ela foi autuada pelo crime de maus-tratos, e vai responder ao processo. De acordo com o delegado Marcelo Carregosa, a suspeita já não tem mais a guarda dos animais que foram apreendidos em depósito pelos protetores, que agora são os fiéis depositários.
Publicidade
“Os animais deverão ser encaminhados a um veterinário para que o laudo possa configurar a materialidade dos maus-tratos, e assim ela será investigada por esse crime”, disse o delegado. Uma vizinha, que preferiu não se identificar, relatou que viu o dia que os proprietários do imóvel foram embora.
“Eu os vi fechando a porta e nunca mais voltaram, se esses animais não morreram, foi porque os moradores da rua jogavam ração por cima do muro. Ela está mentindo, desde dezembro todos esses cachorros estão completamente abandonados. Os cães foram retirados do local pelo Coordenador de Fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção aos Animais (SMPDA) Jack Calderini.
Publicidade
Ações contra os maus-tratos
O Secretário Estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, que responde pelas políticas públicas da Subsecretaria de Proteção aos Animais, afirma as ações contra os maus-tratos têm sido intensificadas.
Publicidade
“O Governador tem tomado ações enérgicas contra maus-tratos, como por exemplo a proibição de corridas de cachorros no estado. Além disso, homologou a lei que não permite o uso de coleiras de choque em cães. Vamos ser implacáveis e tornar o Rio de Janeiro referência como localidade amiga dos animais,” explicou Marcelo Queiroz.