Fernando Henrique, de 11 anos, Alexandre Silva, de 11 anos, e Lucas Matheus, de 8 anos, estão desaparecidos
Fernando Henrique, de 11 anos, Alexandre Silva, de 11 anos, e Lucas Matheus, de 8 anos, estão desaparecidosReprodução
Por Jenifer Alves
Rio - Mais de três meses  já se passaram após o desaparecimento dos meninos Lucas Matheus (8 anos), Alexandre da Silva (10 anos) e Fernando Henrique (11 anos), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Na última semana a Polícia Civil montou uma força tarefa constituída pela Subsecretaria de Inteligência (SSINTE), Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) para apurar informações ajudem a esclarecer os fatos e a localizar as crianças.
Os três meninos saíram de casa no dia 27 de dezembro de 2020, no bairro Castelar, e não foram mais vistos. No início do mês de março, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), encontrou imagens de câmeras de segurança que mostrava os garotos andando pela Rua Malópia, no bairro Piam, localidade vizinha ao bairro do desaparecimento.
Publicidade
A Defensora Pública Gislane Kepe, que cuida do caso, esclareceu que as famílias foram encaminhadas ao suporte psicossocial do município de Belford Roxo. No entanto, quem assumiu o papel por esse atendimento foi o Estado do Rio. Segundo ela, "o município de Belford Roxo deixou a desejar nesse atendimento porque durante a pandemia não havia esquema de atendimento como esses para a população", esclareceu.
Ainda segundo ela, a Defensoria vem pressionando a Polícia Civil para novos esclarecimentos sobre o caso e sobre a demora na elucidação do desaparecimento das crianças. 
Publicidade
"A gente vem pedindo pra saber atualizações do inquérito e também dando sugestões do encaminhamento. Nos baseamos na politica nacional e estadual da busca de pessoas desaparecidas. Lá diz que a Policia Civil tem que entrar em contato com a Policia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, aos Portos e rodoviárias para que seja indicada característica das crianças. Principalmente pessoas vulneráveis", disse.
A defensora destacou ainda que durante os últimos meses de investigação o órgão segue pressionando a Policia Civil por mais agilidade no caso, no entanto, a resposta é de que ainda não há pistas concisas sobre o que aconteceu com as crianças.
Publicidade
"Estamos pressionando sempre, pedindo através de oficio atualização das diligências, resultados dessas diligências e que nos vem sendo informado é que sem novas pistas é difícil ter uma linha mais concisa do caso", destacou. 
O Ministério Público informou que depois da divulgação das imagens dos três meninos na rua, a 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada dos Núcleos Duque de Caxias e Nova Iguaçu recebeu e checou diversas denúncias anônimas sobre o paradeiro dos meninos. Ainda de acordo com o órgão, vizinhos e familiares continuam sendo ouvidos. A Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) estaria analisando novas imagens obtidas, mas que em primeira análise não seriam dos jovens. A Promotoria também destacou que as diligências seguem em sigilo seguindo outras linhas de investigação.