Projeto prevê que as sessões poderão ser prorrogadas pelo presidente da Câmara sempre que houver necessidade
Projeto prevê que as sessões poderão ser prorrogadas pelo presidente da Câmara sempre que houver necessidadePablo Valadares/ Câmara dos Deputados
Por O Dia
Rio - A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o regime de urgência do projeto do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), que aumenta a pena para abandono e maus-tratos de incapazes e idosos. Segundo o texto, a pena de reclusão passa de 4 a 12 anos para 8 a 14 anos se as ações resultarem em morte ou lesão grave.
A proposta foi discutida na última quinta-feira (8) após o episódio da morte do menino Henry Borel, de 4 anos. O laudo de necropsia produzido pelo Instituto Médico Legal (IML) mostra que a criança sofreu 23 lesões na madrugada em que morreu.
Publicidade
Presos acusados de matá-lo, o vereador Dr. Jairinho (sem partido) e a mãe do menino, Monique Medeiros, carregaram o corpo da criança já morta às 4h09 do dia 8 de março, conforme mostra imagem do elevador do prédio obtida pelos investigadores. 
Esse novo documento que embasa a investigação afirma que as lesões foram cometidas entre 23h30 do dia 7 e 3h30 do dia 8, momento em que o casal diz ter encontrado o menino morto. Jairinho e a mãe de Henry teriam esperado 39 minutos antes de tomar a atitude de levá-lo ao hospital, de acordo com as informações do laudo de reprodução simulada.
Publicidade
O laudo do IML apontou diversas lesões pelo corpo da criança, infiltrações hemorrágicas nas partes frontal, lateral e posterior da cabeça, contusões no rim, no pulmão e no fígado. A causa da morte seria "hemorragia interna causada pelo rompimento do fígado".