Alerj vota revogação da Medalha Tiradentes de Dr. Jairinho nesta quarta-feira
A medalha é a principal homenagem do estado, concedida a pessoas que tenham prestado bons serviços à humanidade
Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai votar nesta quarta-feira a revogação da Medalha Tiradentes do vereador Dr. Jairinho (sem partido). O pedido foi feito pelo deputado Noel de Carvalho (PSDB) após inquérito que apura a morte de Henry Borel, de apenas quatro anos. A sessão está prevista para começar às 12h50 e poderá ser acompanhada através da TV Alerj no YouTube.
Publicidade
A Medalha Tiradentes é a principal homenagem do estado, concedida a pessoas que tenham prestado bons serviços à humanidade. O projeto teve o apoio de 33 parlamentares, 8 a mais do que o necessário.
"Esse caso trouxe à tona um comportamento do vereador que não está a altura de um homem público e de um médico. São muitas questões envolvendo o Doutor Jairinho, por isso espero que meus pares votem pela revogação da medalha. Sou pai, avô e bisavô e a morte do menino Henry dói na nossa alma", afirmou Noel de Carvalho.
Publicidade
O Crime
Henry Borel morreu no dia 8 de março, vítima de uma sessão de tortura e agressão por parte do padrasto, o Dr. Jairinho, segundo apontam as investigações da Polícia Civil.
Publicidade
O inquérito foi concluído nesta segunda-feira e indiciou Dr. Jairinho e Monique Medeiros por homicídio duplamente qualificado. O vereador foi denunciado ainda por tortura nos dias 2 e 12 de fevereiro, a mãe da criança por omissão quanto à tortura do dia 12. Devido à finalização do inquérito, Monique perdeu a chance de ser ouvida novamente pela polícia depois de sustentar em seus primeiros depoimentos que o menino teria sofrido um acidente doméstico.