Gestantes e puérperas com comorbidades não podem ser vacinadas com o imunizante Oxford/AstrazenecaReprodução Internet

Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio suspendeu a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades por falta de doses da Pfizer e CoronaVac. Desde o último dia 11, apenas os dois imunizantes podem ser aplicados em pessoas deste grupo. A medida foi colocada em vigor após uma nota da Anvisa orientando a suspensão imediata da imunização de gestantes com a vacina Oxford/AstraZeneca. Na capital, puérperas também tiveram a campanha interrompida.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município não conta com nenhum dos dois imunizantes e aguarda envio pelo Ministério da Saúde. "Assim que estas vacinas estiverem disponíveis, nova data para vacinação deste público deverá ser divulgada", explicou a pasta.
Publicidade
Calendário antecipado
Nesta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes usou suas redes sociais para avisar que a prefeitura antecipou novamente o calendário de vacinação. Segundo o post, a cidade irá vacinar todos com mais de 50 até o dia 19 de junho, sábado da próxima semana. Essa é a segunda semana seguida de antecipação do calendário anunciado no fim de maio.

A nova programação antecipa em 10 dias a primeira previsão divulgada pela prefeitura para a faixa etária de 50 anos, que estava programada para receber o imunizante no dia 28.