Viatura da PM é periciada na sede da Delegacia de Homicídios da Baixada FluminenseReginaldo Pimenta/Agência O DIA

Por Anderson Justino
Rio - Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo, pediu para que os criminosos envolvidos nas mortes do soldado Sérgio Magalhães Belchior e do cabo Helder Augusto Gonçalves Silveira se entreguem de forma espontânea e apresentem as armas, um fuzil e uma pistola, roubadas da viatura policial. Os PMs foram executados a tiros no início da madrugada desta quinta-feira (17) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 
Publicidade
Figueiredo reforçou que as polícias Civil e Militar então empenhadas para identificar os assassinos. Ele classificou como inaceitável o ataque criminoso. 
"Se entreguem e venham com as armas roubadas, nós iremos prendê-los. Toda a Polícia Militar estará empenhada atrás de vocês. Pedirei ao secretário de Polícia Civil, através da DH, todo empenho nas investigações. Às famílias, meus sinceros sentimentos. Não tenho palavras para expressar a perda. Não posso aceitar enterrar militares executados por criminoso", disse. (nota na integra no fim)
Publicidade
Lotados no 24º BPM, os PMs estavam em apoio na área do 20º BPM (Nova Iguaçu). Os dois foram atacados por bandidos armados em uma rua de acesso à Rodovia Presidente Dutra, a Via Dutra. O cabo Helder e o soldado Sérgio Belchior chegaram a ser socorridos e levados para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiram. Os corpos estão Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu. 
Publicidade
O Porta-voz da PM, major Ivan Blaz, disse que a morte dos agentes não vai ficar impune. Ele afirmou que o policiamento foi reforçado na região e que a PM e a Polícia Civil realizam diligências para achar os executores. 
De acordo com a Plataforma Fogo Cruzado, quase 90 agentes de segurança foram baleados no Rio em 2021. 71 deles eram PMs e 25 acabaram mortos. 
Publicidade
Nota do coronel Rogério Figueiredo na integra
Dou o recado a esses marginais: se entreguem e venham com as armas roubadas. Nós iremos prendê-los. Toda a Polícia Militar estará empenhada atrás de vocês.

Pedirei ao Secretario da Polícia Civil, através da DH, todo empenho nas investigações.

A família, meus sinceros sentimentos, não tenho palavras para expressar a perda, fica também minha indignação e sofrimento, não posso aceitar enterrar policiais militares executados por criminosos.

Aos Ministros do STF, peço que apoiem as Forças de Segurança do Rio de Janeiro, somente nós sabemos como enfrentar o crime organizado no nosso Estado, somos instituições com mais de 200 anos, dando nosso suor e sangue.
Respeitamos as Leis e o Judiciário, e somos a última barreira para a Sociedade da barbárie.

Finalmente, faço um apelo a Sociedade, não fiquem indiferentes. defendam as Forças de Segurança, nós precisamos de vocês!