Furto de cabos causa suspensão no ramal Belford Roxo da SuperViaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Por O Dia
Rio - Passageiros dos trens da SuperVia enfrentaram mais um dia de problema. Após um início de semana conturbado, a concessionária que administra o transporte voltou a suspender a circulação das composições. Por conta dos furtos de cabos, o ramal de Belford Roxo permaneceu fechado nesta quinta-feira (24), por cerca de três horas. Ás 8h ocorreu a primeira partida de trem. 
Publicidade
Desde às 4h vários passageiros alegaram que estavam sem informações sobre a suspensão do ramal. A interrupção afetou, pelo menos, 15 estações que permaneceram fechadas. 
Revoltado, o autônomo Leandro Araújo, morador de Belford Roxo, teve que voltar para casa depois de ficar por mais de uma hora aguardando por informações da SuperVia.
Publicidade
"Eu fiquei aqui desde 4h20. Diariamente tem atraso do trem em Belford Roxo. Se eu não tivesse comprado os bilhetes da semana inteira, poderia ir até de ônibus até Pavuna e pegar o metrô. A única opção é o metrô chegar até aqui. Se esse transporte chegasse em nossa cidade, iria mudar a vida de muitos. A cidade não tem nem uma rodoviária", reclamou.
Atrasada para chegar no local de trabalho, em Ipanema, a diarista Nélia Santos, 63 anos, optou de ir de ônibus.
Publicidade
"O ramal de Belford Roxo é campeão em reclamações. Não há mudança nesse ramal, o serviço sempre foi ruim. Duvido encontrar quem aceite o serviço desse ramal, é o pior de todos", disse.
PROBLEMAS NO RAMAL SARACURUNA 
Publicidade
A SuperVia suspendeu a circulação de trens no ramal de Saracuruna, no trecho das estações Gramacho-Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim. Segundo a concessionária, a decisão ocorreu após a suspeita de furto de grampos, peça que fixa os trilhos aos dormentes, nas proximidades de Campos Elíseos.
Em nota, a concessionária informou que os técnicos estão realizando vistoria no local. "A SuperVia lamenta os transtornos causados pelas constantes ocorrências de segurança pública no sistema ferroviário e reforça que essas são medidas adotadas para preservar a integridade física dos clientes e colaboradores".