A cor amarela representa risco baixo de contrair a doençaDivulgação

Por O Dia
Rio - A 36ª edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio permanece com risco baixo de contrair a doença, com bandeira amarela. O estado manteve o mesmo cenário epidemiológico da semana passada. A cor representa risco baixo de contrair a doença.
As regiões da Baía da Ilha Grande e Noroeste permanecem com bandeira vermelha (risco alto). Centro-Sul e Metropolitana I estão em bandeira laranja (risco moderado). Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Norte e Metropolitana II seguem com bandeira amarela. 
Publicidade
A análise compara a semana epidemiológica 23 (6 a 12 de junho) com 21 (23 a 29 de maio) de 2021.
"Mesmo com a queda nos indicadores, é importante reforçarmos que a população precisa continuar se vacinando e seguindo as medidas de enfrentamento, como uso de máscara e álcool em gel, lavagem das mãos e evitar aglomerações. Neste momento, ainda não temos uma parcela importante da população imunizada. Por isso, mesmo quem já se vacinou deve manter as medidas de precaução recomendadas", diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Publicidade
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
Mortes no Rio em 24h
Publicidade
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até esta sexta-feira, 949.196 casos confirmados e 55.007 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 3.954 novos casos e 159 mortes. A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,80%, a maior do país. Entre os casos confirmados, 883.613 pacientes se recuperaram da doença.
Segundo o painel de dados desenvolvido pela pasta, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 no estado é de 57,6%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 41,1%. No momento, a fila de espera por um leito de UTI tem 21 pessoas e a de enfermaria, 8.