Manifestação pelo Dia Internacional de Luta contra a Tortura e pelos 53 anos da Passeata dos Cem Mil na CinelândiaReprodução/Twitter

Por Karen Rodrigues*
Rio - Manifestantes fizeram, na manhã desta sábado, um ato pelos 53 anos da Passeata dos Cem Mil e pelo Dia Internacional da Luta Contra a Tortura é feita, na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio. Os ativistas exibiram cartazes pedindo fim de métodos de tortura e o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A Polícia Militar informou que acompanhou o protesto, que não registrou incidentes e foi pacífico.
Em vídeo postado nas redes sociais, é possível ouvir os ativistas gritando frases como "Fora Bolsonaro", "Genocida" e "Ele não".
Publicidade
A Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ) publicou nas redes sociais imagens dos manifestantes no local seguindo todas as recomendações sanitárias contra a covid-19, isto é, fazendo uso de máscaras de proteção, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.
Publicidade
Os vereadores do Psol, Tarcísio Mota e Chico Alencar, convocaram seus seguidores nas redes sociais para comparecerem ao ato. "Aqueles que sempre lutaram pelo país, continuam lutando. Cringe mesmo é não colar nessa luta", disse Tarcísio no Twitter.
Publicidade
A Passeata dos Cem Mil, que aconteceu em 1968, ficou conhecida como um dos maiores protestos contra a ditadura militar e reuniu diversos artistas, intelectuais, políticos de oposição e estudantes. Manifestantes que participaram do ato há 53 anos atrás também marcam presença na manifestação deste sábado. 
"Eu vi e vivi. Participei, há 53 anos, da histórica Passeata dos Cem Mil. Era estudante secundarista da UEG, hoje UERJ. Naquela caminhada, que começou na Cinelândia, todos éramos diversos e unidos", contou Chico Alencar.
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes