Operação mira empresas de reciclagem que compram materiais metálicos roubadosDivulgação

Por O Dia
Rio - A Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (7) uma ação para combater a receptação de materiais metálicos, principalmente cobre, em depósitos de reciclagem. A operação 'Caminho do Cobre' aconteceu na capital e na Baixada Fluminense. Ao todo, oito pessoas acabaram presas em flagrante e 20 foram conduzidas para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Mais de R$ 200 mil em dinheiro foram apreendidos. 
A investigação da especializada revelou um esquema que envolve donos de ferros-velhos que compram materiais metálicos de forma ilícita, das mãos de usuários de drogas e ex-funcionários de concessionárias fornecedoras de energia e outros serviços. Esse material era revendido para grandes empresas do ramo de reciclagem, em meio a outros tipos de produtos.
Publicidade
As recicladoras, por sua vez, após aquisição e reaproveitamento do material proveniente dos ferros-velhos, os transformam em nova matéria-prima a ser revendida a grandes empresas do ramo da metalurgia.

"A operação policial visou debelar o topo da cadeia criminosa de receptação de cabos de cobre e demais equipamentos das concessionárias de serviços públicos (baterias estacionárias, cabos de fibra ótica, materiais de ferrovias geradores, transformadores e placas metálicas), bem como elucidar a forma como as negociações ilegais são escamoteadas para aparentar origem lícita", explica a polícia.

A subtração de cabos de cobre e demais equipamentos pertencentes a concessionárias, além de afetar a continuidade da prestação de serviços essenciais, ainda geram sérios riscos à população em geral, sendo certo que aquele que adquire materiais provenientes de furto do patrimônio de concessionárias de serviços públicos estão sujeitos à pena de 02 a 08 anos de reclusão, além da possibilidade de responsabilização criminal por outros delitos, aplicação de multa e interdição do estabelecimento comercial.
Além da DRF, a operação contou com o apoio das especializadas do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).