Produtos foram apreendidos e levados pra Cidade da PolíciaDivulgação

Por O Dia
Rio - Agentes da Polícia Civil realizaram, nesta sexta-feira, uma operação para 'sufocar' as principais fontes de renda da milícia que é chefiada por Danilo Dias Lima, o Tandera, apontado como um dos criminosos mais procurados no Rio. Na ação, que aconteceu em bairros das zonas Oeste, Norte e Baixada Fluminense, 12 pessoas foram presas. A Polícia Civil não especificou os locais onde os agentes estiveram.
Entre os presos está um miliciano foragido da Justiça do Rio apontado como o responsável por extorsões, sequestros e cobranças em Nova Iguaçu e Seropédica. Contra ele havia mandado de prisão por extorsão mediante sequestro. Outro homem apontado como o executor da milícia também foi capturado. 
Publicidade
Durante a operação, agentes interditaram depósitos de gás clandestinos, lojas de roupas que servem para lavagem de dinheiro da milícia e salas usadas para distribuição de internet e TV clandestina. A operação contou com o apoio de várias delegacias especializadas. 
A polícia informou que "esse tipo de operação vem se repetindo desde o início do ano na região e comandada por diferentes delegacias do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE): Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD); Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM); Delegacia do Consumidor (Decon); Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA); Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (DC-Polinter), DESARME, DRFC, DRF, Delfaz, Dcod e da Draco, com apoio de informações do Disque-Denúncia".
Publicidade
Ainda segundo a Polícia Civil, investigações colocam Tandera no topo da milícia do Rio, após da morte de Wellington da Silva Braga, o Ecko. Atualmente a recompensa por informações que levem à sua prisão está em R$ 5 mil.
Com alguns criminosos, foram achados espécies de porretes com arame farpado. Agentes da Draco irão investigar se esses objetos eram utilizados durante sessões de torturas contra desafetos da milícia.
Publicidade
Entre os crimes investigados hoje estão:
- Exploração de atividades ilegais controladas pela milícia;
- Cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia;
- Instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet (gatonet/gatointernet);
- Armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água;
- Empresas de GNV ilegais; parcelamento irregular de solo urbano;
- Exploração e construções irregulares, areais e outros crimes ambientais;
- Comercialização de produtos falsificados;
- Contrabando;
- Transporte alternativo irregular;
- Estabelecimentos comerciais explorados pela milícia e utilizados para lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades.