Vacinas serão distribuídas para todos os municípios do estadoDivulgação/Secretaria Estadual de Saúde

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza neste sábado a entrega de 197 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca aos 92 municípios do estado. A distribuição para os municípios das regiões Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Costa Verdeconta irá contar com o apoio de três helicópteros, sendo um da Secretaria de Saúde, um do Governo do Estado e um da Polícia Militar. As aeronaves partem às 8h do Grupamento Aeromóvel da PM, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Jápara as demais cidades, a entrega será realizada por vans e caminhões, com escolta da Polícia Militar, que sairão da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, a partir das 7h.
"Esta semana, o estado do Rio de Janeiro atingiu a marca de mais de 10 milhões de doses aplicadas contra Covid-19. Isso representa 53,7% da população com 18 anos ou mais imunizada com a primeira dose e 21,8% com a segunda dose ou dose única do esquema vacinal. Neste momento, é importante que os municípios realizem uma busca ativa para identificar as pessoas que ainda não retornaram aos postos para tomar a segunda dose da vacina", destacou o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) destacou que vem reforçando com as secretarias municipais de Saúde a importância de responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação das doses para a primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal. A SVAPS também informou que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios.
Publicidade
Cidade do Rio suspende aplicação de primeira dose
A Prefeitura do Rio anunciou, na noite desta sexta-feira, que a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 foi suspensa em toda a cidade. O objetivo agora, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é garantir o estoque para as segundas doses programadas. A vacinação será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas. Os postos de vacinação da cidade do Rio continuarão atendendo as pessoas agendadas para tomar a segunda dose nos próximos dias.