O Governador Cláudio Castro no Fórum Regional de Lideranças Femininas Governo do Rio de Janeiro/ Eliane Carvalho

Rio - No dia em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promoveu neste sábado (7) o Fórum de Lideranças Femininas, em São Francisco de Itabapoana. O encontro fez parte das atividades do Governo Presente, programa que percorre as regiões Norte e Noroeste desde a quinta-feira (5). O governador Cláudio Castro participou da abertura da reunião, quando assinou a Carta São Francisco de Itabapoana, um compromisso com projetos e ações estaduais para o enfrentamento da violência.
"Estar aqui nesse fórum tão importante, numa data tão simbólica, é muito significativo na minha vida. Sempre cobrei atenção especial das Secretarias de Polícia Militar e de Polícia Civil nesse sentido, e preparamos nossas equipes para atuarem de tal forma que as mulheres vítimas fiquem mais à vontade e confiantes na hora de denunciar e recebam um atendimento qualificado e diferenciado", ressaltou o governador.
Publicidade
O Governador Cláudio Castro no Fórum Regional de Lideranças Femininas  - Governo do Rio de Janeiro/ Eliane Carvalho
O Governador Cláudio Castro no Fórum Regional de Lideranças Femininas Governo do Rio de Janeiro/ Eliane Carvalho


No evento, a primeira-dama do estado e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, lembrou que o Norte e Noroeste fluminense têm cinco prefeitas eleitas. Para ela, a liderança feminina nestes municípios ajuda no fortalecimento de políticas públicas.

"Essa representatividade nos enche de orgulho e faz com que a gente consiga construir uma sociedade melhor. A mulher na política traz um novo olhar, que nos faz despertar para a criação de políticas públicas, especialmente para o público feminino. A mulher deve ter a dignidade e os direitos garantidos sempre", afirmou Analine.

O fórum marcou, ainda, a comemoração dos dois anos do programa da Polícia Militar Patrulha Maria da Penha, que já atendeu mais de 24 mil mulheres com medidas protetivas contra agressores.

"Momentos como este são importantes para dar visibilidade ao que o Governo do Estado está fazendo, além de apontar caminhos para o futuro", comemorou a tenente-coronel da PM Cláudia Moraes, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Patrulha nas regiões Norte e Noroeste

Ao todo, a polícia realizou nessas regiões 8.098 atendimentos diretos, como fiscalizações de medida protetiva, visitas domiciliares e assistência a mulheres em situação de violência, além de 642 ações comunitárias, como doações e palestras.