Estado do Rio deve receber novas doses da vacina contra a Covid-19 Divulgação/SES

Rio - Após o estado do Rio bater recorde de casos confirmados da covid-19 no último sábado (7), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou, neste domingo, que o Ministério da Saúde deve entregar uma nova remessa de vacinas ao Rio até às 21h de hoje. A SMS realizará a retirada das doses na Central Estadual de Abastecimento, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, ainda esta noite. Ao todo, serão 416 mil vacinas entregues ao estado. Com a entrega de novas doses, a pasta confirmou que o calendário de vacinação no município para a próxima semana será mantido.
O prefeito Eduardo Paes comemorou a notícia da chegada das novas doses e agradeceu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pelo Twitter.
Publicidade
Marcelo Queiroga informou, neste sábado, pelo Twitter, que o Rio receberá 5% a mais de vacinas para conter o avanço da variante Delta no estado. Na última semana, forma entregues mais de 994,4 mil doses ao Rio. A última entrega foi realizada na sexta-feira (6), com mais de 690 mil doses, que chegaram com atraso ao estado, o que fez o início da vacinação ser adiado em duas horas neste sábado, dia de repescagem: longas filas se formaram nos postas da cidade.
Publicidade
No entanto, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse, neste sábado (7), que caso não houvesse confirmação da entrega de mais imunizantes neste fim de semana, o avanço do calendário para aplicação das primeiras doses seria suspenso nesta segunda-feira (9).
Segundo Soranz, o Ministério da Saúde tem, no momento, 9,7 milhões de doses de vacina pendentes de distribuição aos estados. 
Publicidade
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que segundo o Ministério da Saúde (MS), a chegada de uma nova remessa de doses de vacina contra Covid-19 para o estado do Rio está prevista para as 20h deste domingo (08). A previsão é que cheguem 285.460 doses de Pfizer e 129.600 de Coronavac, ainda não há recomendação do MS se os imunizantes são para primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal.

Ainda de acordo com a pasta, equipes da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, estarão de prontidão para receber os imunizantes, checar a temperatura e inserir dados no sistema, para liberar as doses dos município do Rio de Janeiro ainda na noite deste domingo, às 22h. Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaborai realizam a retirada de seus lotes na manhã desta segunda-feira, a partir das 8h, na CGA. Para as demais cidades, a entrega será realizada na manhã de terça-feira (10).
Atraso e filas na vacinação do Rio
Publicidade
Devido ao atraso de mais de 12h na entrega das novas doses, a vacinação nos postos do município do Rio começou duas horas depois no último sábado (7). O último lote de vacinas liberado pelo Ministério da Saúde chegou ao Rio na tarde desta sexta-feira (6) e, por conta disso, a aplicação das doses foi realizada de 10h às 17h.
Em muitos postos pela cidade, como constatou a reportagem de O DIA, as filas para a imunização chegavam a um quarteirão. Os agentes de saúde, responsáveis pela aplicação das doses, se atrasaram por conta da demora na entrega do imunizante, e o atendimento começou depois do horário previsto.