Entrega das pistas de skate na Lagoa em ação conjunta Seconserva, Esportes e Subprefeitura da Zona SulDivulgação/Prefeitura Rio

Rio - As pistas de skate do tipo bowl e street plaza da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, Zona Sul do Rio, foram entregues à população neste domingo após passarem por reparos estruturais no piso e reforma geral dos corrimãos de proteção. Também foram adicionados obstáculos na pista street e recuperados os bancos no entorno. A revitalização foi uma ação da Prefeitura do Rio, por meio de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), a Secretaria Municipal de Esportes e a Subprefeitura da Zona Sul.
Na terça-feira (10) está programada uma vistoria da Secretaria de Esportes, acompanhada pela equipe técnica da Seconserva, em outras pistas de skate da cidade. A princípio, há cinco delas na programação: Méier, Maracanã, Ilha do Governador, Estácio e Quinta da Boa Vista.

Na entrega das pistas da Lagoa, estiveram presentes a secretária de Conservação, Anna Laura Secco, o secretário de Esportes, Guilherme Schleder, o secretário da Juventude, Salvino Oliveira, o vice-presidente da Federação de Skate do Estado do Rio de Janeiro - Faserj, Leonardo Silveira, o Chico, e Cleber Almeida, da Associação de Skate do Rio de Janeiro.
Publicidade
Entrega das pistas de skate na Lagoa em ação conjunta Seconserva, Esportes e Subprefeitura da Zona Sul - Divulgação/Prefeitura Rio
Entrega das pistas de skate na Lagoa em ação conjunta Seconserva, Esportes e Subprefeitura da Zona SulDivulgação/Prefeitura Rio


Segundo Anna Laura Secco, a iniciativa do skatista Joaquim Mello, de 12 anos, foi o ponto de partida para o trabalho. "Ele nos pediu ajuda e é com muito orgulho que entregamos ao Rio essas pistas de skate totalmente revitalizadas. Além de serem um espaço importante para o treinamento desse esporte, agora modalidade olímpica, elas também podem ser usadas pela galera do skate que vem se divertir", afirma. "Quem sabe não sairão daqui novas Rayssas e novos Kelvins?", torce a secretária de Conservação, referindo-se aos medalhistas brasileiros de prata em Tóquio, na modalidade street.

A atuação da Prefeitura contou com a parceria de quem mais entende do assunto: os skatistas. Foi a pedido deles que, depois de consertadas as rachaduras das pistas, foi aplicado um material chamado granilite, que tem alta resistência e deixa a superfície mais lisa, proporcionando aumento de velocidade e menos risco de arranhões em caso de queda. "Ouvimos os skatistas e devolvemos esse espaço inteirinho para a população, com segurança para os praticantes do esporte. Que possamos ter várias Fadinhas em nossa cidade", diz Guilherme Schleder.

Para Leonardo Silveira, o Chico, vice-presidente da Faserj, unir forças com a gestão municipal beneficia a todos. "Temos o dever de proporcionar o melhor espaço para a prática do esporte. É uma alegria ter essa pista de volta, em bom estado", festeja.

Além da revitalização das pistas de skate, as equipes da Seconserva ainda executaram na Lagoa os serviços de recomposição dos guarda-corpos do Parcão e do alambrado na quadra próxima, bem como a recuperação dos pisos de pedras portuguesas e das calçadas. Com o apoio da RioLuz, a área ganhou reforço na iluminação. E coube à Comlurb fazer limpeza e poda.