FlordelisMarcos Porto/Agência O Dia

Rio - O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 4ª Promotoria de Justiça, manteve o pedido para que Flordelis dos Santos e os outros nove réus sejam levados a júri popular pela morte do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A defesa da ex-deputada federal havia apresentado recurso para que julgamento não fosse realizado. Porém, o MPRJ deu parecer contrário ao recurso. A 2ª Câmara Criminal deve agora decidir sobre o assunto. 
O inquérito policial, aceito pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), concluído pelo delegado Allan Duarte, aponta a parlamentar como mandante do assassinato. Ela foi indiciada por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.
Publicidade
O júri popular é formado por sete cidadãos comuns, que são sorteados para representar a sociedade diante de um julgamento. São eles quem condenam ou absolvem o réu, não o juiz.
Para a polícia, a morte do pastor Anderson do Carmo não teria como acontecer sem o consentimento de Flordelis. Segundo o delegado, na conclusão do inquérito, "A deputada é uma pessoa extremamente perigosa".
Publicidade
Flordelis diz que a filha Simone dos Santos foi quem pagou pela morte do pastor, mas o inquérito policial aponta contradições.
Ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Simone disse que deu R$ 5 mil pela morte do padrasto, mas não soube explicar como o irmão Flávio dos Santos conseguiu cerca de R$ 8 mil para a compra da arma usada no crime.
Publicidade
Veja os réus que irão a júri popular:
- Flordelis dos Santos
- Simone dos Santos Rodrigues
- Marzy Teixeira da Silva
- André Luiz de Oliveira, o " André Bigode"
- Carlos Ubiraci Francisco da Silva,
- Rayane dos Santos Oliveira
- Flávio dos Santos Rodrigues
- Adriano dos Santos Rodrigues
- Andrea Santos Maia
- Marcos Siqueira Costa
Publicidade
Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho afetivo de Flordelis, e o irmão Flávio dos Santos Rodrigues, biológico, serão levados à juri por executar Anderson do Carmo. Flávio por matar o padrasto e Lucas por negociar a compra da arma.
Mandato cassado e prisão
Publicidade
Vale destacar que até então, Flordelis tinha imunidade parlamentar.