Casal está desaparecido desde domingo (22) após sair de barco para ver o pôr do sol em Angra dos ReisReprodução / Redes Sociais

Rio - Leonardo Machado de Andrade, 50, e Cristiane Nogueira da Silva, 48, desaparecidos desde domingo (22), em Angra dos Reis, podem ter sido vítimas de criminosos que atuam em alto mar, os 'piratas'. A versão ganhou força devido ao fato do ex-casal ter apresentado boa relação durante a viagem do fim de semana e de Leonardo ser experiente em pilotar embarcações. Segundo o filho de Cristiane, Guilherme Brito, o ex-padrasto é experiente e tem um canal no Youtube ensinando a velejar e com dicas de como pilotar em alto mar.
"Ele tem carteira para pilotar embarcações e sempre foi extremamente hábil. Ele também já fez curso de helicóptero, já teve lancha, jet ski e teve dois veleiro", conta Guilherme que tenta encontrar pistas que levem ao paradeiro do ex-casal.
Publicidade
De acordo com o filho de Cristiane, ao conversar com alguns pescadores e moradores da região, uma nova linha de investigação surgiu. 'Piratas', bandidos que sequestram e torturam banhistas, podem ter sequestrado o ex-casal. "Essa versão a princípio para mim, que moro no Rio, foi absurda, mas depois de ouvir alguns moradores passou a fazer sentido. Me contaram que piratas têm o costume de sequestrar embarcações e torturar banhistas em alto mar. Além disso, eles costumam modificar características das embarcações roubadas para não levantarem suspeita ou serem parados", contou.

Um pescador, em conversa com Guilherme, explicou que acha pouco provável que a embarcação tenha afundado, já que não foi localizado nenhum casco boiando. Por isso, nos pedidos de buscas, Guilherme começou a orientar as pessoas a prestarem atenção nos detalhes, já que a embarcação pode estar circulando com mais de duas pessoas a bordo.
Ao DIA, o delegado responsável pelas investigações Vilson de Almeida, da 166ª DP (Angra dos Reis), disse que não há nenhum registro recente de ataques ou roubos no mar, as conhecidas 'atividades piratas', contudo, não descartou essa linha de investigação. "Não é a linha mais forte que temos no momento, já que não temos nenhum indício, mas também não podemos descartar", explicou.
Publicidade
O filho de Cristiane foi na terça-feira (24) até a casa onde a mãe estava hospedada com Leonardo e encontrou o celular dela dentro da sua bolsa. De acordo com ele, Cristiane estava se comunicando com a família desde o início da viagem através do celular do ex-companheiro, com quem ensaiava uma reconciliação. "Eles estavam felizes, ela mandou várias fotos pra gente durante a viagem, estava tudo normal", diz ele que tenta encontrar uma justificativa para o desaparecimento.

Segundo informações da família, o casal ficou junto por quase três anos, mas haviam se separado há dois. O ex-casal se mostrava bastante apaixonado, mesmo com brigas, que para o filho de Cristiane, eram discussões normais. "Por eles se gostarem muito, tentaram uma reconciliação depois desses anos separados", analisou.
O caso 
Publicidade
Cristiane foi para Ilha Grande na sexta-feira (20) a convite de Leonardo e deveria ter retornado ao Rio por volta de 12h de segunda-feira (23). Contudo, desde 10h de domingo (22), a família não consegue mais contato com eles. Por não terem voltado, o caseiro chegou a pegar um barco, por volta de 0h de segunda-feira, e foi até a praia que os dois estariam para tentar encontra-los, mas as buscas foram sem sucesso.

As buscas pelo casal Leonardo Machado de Andrade, 50 anos e Cristiane Nogueira da Silva, 48, seguem ativas nesta quarta-feira (25). Eles estão desaparecidos desde domingo (22). Os dois saíram de barco, por volta das 16h30, para ver o pôr do sol em uma praia e não foram mais vistos.
O delegado Vilson ainda informou que a Polícia Civil segue ativa no casal e o objetivo principal é encontrar a embarcação. "A gente está em diligência. O desaparecimento foi comunicado e a gente tenta entender o que está acontecendo com esse desaparecimento do casal. A nossa prioridade é encontrar essa embarcação", explicou.
Publicidade
O Corpo de Bombeiros também trabalha nas buscas. Segundo a corporação, o trabalho foi retomado nesta manhã com agentes dos quartéis de Angra dos Reis, Sepetiba, Manbucaba e Ilha Grande. Os bombeiros fazem buscas marítimas com jet sky e botes.
A Capitania dos Portos da região também foi acionada. A Marinha do Brasil informou que as buscas estão em andamento pelo segundo dia consecutivo, com embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis) e da Agência da Capitania dos Portos de Paraty (AgParaty), que também contam com o apoio dos bombeiros e do 33º BPM (Angra dos Reis).
Publicidade
"Com o propósito de obter mais informações que possam auxiliar nas buscas, o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável pelas ações de Busca e Salvamento (SAR) na região, emitiu Aviso aos Navegantes, dando ampla divulgação por rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações que naveguem nas áreas próximas", informaram em nota.
A Marinha também disponibiliza contatos para caso alguém tenha informações sobre o caso: 85 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio) e (024) 3365-3355 (diretamente com a DelAReis para outros assuntos, inclusive denúncias). Também estão disponíveis o e-mail delareis.ouvidoria@marinha.mil.br.
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes