Menores de 18 anos só podem ser vacinados com o imunizante da PfizerFoto: César Ferreira.

Rio - O calendário de vacinação dos adolescentes da cidade do Rio vai permanecer suspenso por falta de doses. A Secretaria Municipal de Saúde informou que só poderá vacinar os adolescentes de 15 anos quando Ministério da Saúde enviar mais doses do imunizante da Pfizer, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicar na população menor de 18 anos. Na noite de terça-feira (31), a pasta já havia anunciado a suspensão da vacinação para adolescentes com 16 anos ou mais, também por conta da falta de doses.

Nesta quarta-feira (1), os pontos de vacinação ofereceram doses somente para pessoas com 40 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais. As unidades também aplicaram a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira. Nesta quinta-feira (2), os imunizantes continuarão sendo aplicados no mesmo grupo. Na segunda-feira (30), a SMS suspendeu a repescagem da vacinação para pessoas com idades entre 18 e 39 anos, pelo mesmo motivo.
Na noite de ontem, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu do Ministério da Saúde, 112.320 doses da Pfizer e 90.250 da AstraZeneca. Mas, os imunizantes são destinados à aplicação da segunda dose. De acordo com a SMS, 4 milhões de doses da Pfizer e 10 milhões da CoronaVac já foram entregues ao Ministério pelos produtores.

"A Secretaria Municipal de Saúde entende que a vacinação da população é prioritária e aguarda que o Ministério da Saúde acelere, com a urgência que a pandemia exige, a distribuição das 4 milhões de doses da Pfizer e das 10 milhões da CoronaVac que já foram entregues pelos produtores e encontram-se em estoque no MS", disse a pasta.
Calendário dos adolescentes permanece suspenso - Divulgação/Prefeitura do Rio
Calendário dos adolescentes permanece suspensoDivulgação/Prefeitura do Rio