PM apreendeu fios de cobre em QueimadosREPRODUÇÃO TWITTER

Rio - Policiais militares do 24º BPM (Queimados) apreenderam 12kg de fios de cobre que estavam alocados em um ferro-velho em Queimados, na Baixada Fluminense. A ação é parte do primeiro dia de trabalhos da força-tarefa do governo do estado, que tenta coibir os seguidos roubos de cabo ao longo da linha férrea da Supervia. Somente esta semana, os trens registram atrasos e suspensões de ramais por quatro dias seguidos.
A apreensão, segundo a Polícia Militar, foi realizada a partir de um trabalho de inteligência da força-tarefa. No local, o quilo do cobre era vendido por R$ 37. Os responsáveis pelo galpão também compravam metal, alumínio e ferro, outros materiais visados pelos ladrões nos furtos. O ferro-velo tinha tampas de bueiro e até uma caixa de correio de metal.
A Polícia Militar começou a utilizar drones e helicópteros para monitorar a malha ferroviária e coibir os roubos. Viaturas também foram deslocadas para estações com mais índices de furto. Apesar da força-tarefa, o ramal de Japeri apresentou atrasos pelo quarto dia seguido, por conta de furtos na linha férrea. O intervalo foi ampliado para 20 minutos no trecho entre Japeri e Nova Iguaçu, e em 10 minutos entre Nova Iguaçu e Central do Brasil.
Segundo a SuperVia, somente no primeiro semestre deste ano foram furtados mais de 14 mil metros de cabos do sistema em 364 ocorrências de furto. Além de causar interrupções no transporte, os crimes trouxeram prejuízo de mais de R$ 1 milhão à empresa. Durante todo o ano passado, foram 355 ocorrências de furto.