Rio retoma aplicação de 2ª dose da CoronaVacMarcos Porto/Agencia O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio retomou, neste sábado (4), a aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac. A aplicação estava suspensa desde quinta-feira (2) por falta do imunizante na capital. Nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que estava esperando dez milhões de doses da Sinovac/Butantan. Hoje também é dia de repescagem para pessoas a partir de 30 anos. Já o calendário dos adolescentes segue suspenso
Além da repescagem e da aplicação de segunda dose, grávidas, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência que ainda não se vacinaram, podem procurar os postos. A vacinação acontece das 8h às 17h.
Com o anúncio feito pela prefeitura sobre o 'passaporte da vacina', o número de cariocas que estava com a segunda dose atrasada da vacina contra a covid-19 caiu em em 40%. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, o fenômeno provocado pelos resultados do anúncio do comprovante da vacina foi considerado um caso de sucesso. "As pessoas passaram a procurar um estabelecimento da Saúde para se vacinar e tivemos uma redução de 40% de quem estava com a segunda dose em atraso, então isso é o significado de que realmente a estratégia deu certo e acaba sendo um incentivo para aquelas pessoas que não se vacinaram seja com a primeira dose ou que estavam com dose em atraso para procurarem uma unidade de saúde para regularizar a sua situação vacinal", afirmou.
O secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, mencionou que a Prefeitura não esperava um resultado tão positivo e que a prefeitura vai realizar ações de treinamento até o dia 15 de setembro. "Foi muito impressionante a corrida para tomar a primeira e a segunda dose de pessoas que estavam com a vacina atrasada. A gente não esperava um resultado tão positivo em relação a isso. O nosso presidente da vigilância sanitária, Rodrigo Prado, está montando algumas ações de treinamento com setores regulados, com orientações de como pode ser feito a fiscalização dos comprovantes", disse.
O decreto que determina que a população deverá mostrar o comprovante de vacinação para acessar determinados ambientes fechados, como teatros, cinemas, academias e museus foi publicado em Diário Oficial na última sexta-feira (27). O comprovante pode ser através da caderneta de vacinação em papel, entregue no ato da vacinação contra a covid-19, ou pelo aplicativo ConecteSUS, que também mostra o status da imunização. O decreto passa a valer a partir de 15 de setembro.
O comprovante de vacinação também será obrigatório para a realização de cirurgias eletivas em unidades de saúde públicas e privadas. Além disso, beneficiários do Cartão Família Carioca e pessoas que pleitearem a inclusão no programa também devem apresentar o comprovante de vacinação, sob risco de ter o benefício negado.
Secretaria Estadual de Saúde entrega novas doses

A Secretaria de Estado de Saúde realiza neste fim de semana a entrega de um dos maiores lotes de vacinas contra covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão 200.070 doses da vacina Pfizer para primeira aplicação e 858.800 doses de CoronaVac para primeira e segunda aplicações. Ao todo, serão enviadas 1.058.870 doses ao municípios.

Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá realizaram a retirada do imunizante da Pfizer na manhã de sexta-feira (3), na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Hoje, os cinco municípios retiram os lotes da CoronaVac também na CGA.

As demais cidades do estado receberão as vacinas da Pfizer e CoronaVac neste sábado (4) e domingo (5), por vans e caminhões, com escolta da Polícia Militar.