Mapa da cidade está em classificação amarela, de risco moderado, pela terceira semana seguida. Risco já foi considerado 'muito alto'DIVULGAÇÃO

Rio - A cidade do Rio apresentou redução nos índices de casos confirmados de covid-19 pela sexta semana seguida. O número, que em agosto chegou a se aproximar dos 14 mil por semana, está em menos de 2 mil. Os óbitos e atendimentos nas redes de urgência e emergência também tiveram queda. Com o arrefecimento da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde já discute com o Comitê Científico o fim do uso de máscaras em locais públicos. As aulas na rede municipal voltarão a ser 100% presenciais.
No novo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde apontou diminuição nas principais taxas de monitoramento da covid-19. Além dos casos confirmados, o número de óbitos semanais, que era de 400 no fim de agosto, caiu pela metade em outubro, assim como os atendimentos de síndrope gripal - casos suspeitos  de covid-19 - na rede de urgência e emergência.
Número de casos confirmados caiu pela sexta semana seguida - DIVULGAÇÃO
Número de casos confirmados caiu pela sexta semana seguidaDIVULGAÇÃO
A Prefeitura colocou todos as regiões administrativas do Rio em amarelo na avaliação de risco (internação + óbito), pela terceira semana seguida. O amarelo, que significa patamar moderado, é o menos grave dos três indicadores - alto (laranja) e muito alto (vermelho).
Mapa da cidade está em classificação amarela, de risco moderado, pela terceira semana seguida. Risco já foi considerado 'muito alto' - DIVULGAÇÃO
Mapa da cidade está em classificação amarela, de risco moderado, pela terceira semana seguida. Risco já foi considerado 'muito alto'DIVULGAÇÃO
Esta foi a primeira semana sem a coletiva de imprensa na apresentação do Boletim Epidemiológico. Com a diminuição no número de casos, a Prefeitura deixou de fazer as coletivas semanais com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e com o prefeito Eduardo Paes.
Volta às aulas presenciais na rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) divulgou o cronograma de retorno às aulas no modelo 100% presenciais nas escolas municipais. A retomada das atividades nas 1.543 unidades de ensino, sem a necessidade de rodízio e distanciamento entre as carteiras, método adotado como forma de evitar a transmissão e contágio da covid-19, acontece no dia 18 de outubro, mas somente para alguns grupos de estudantes.
A volta às salas de aula no mesmo modelo adotado antes da pandemia ocorrerá em duas etapas. No dia de 18, voltam para as escolas municipais do Rio os alunos da pré-escola, do 1º, 2º, 5º e 9º anos, além dos estudantes do Programa Carioca 2, de aceleração do ensino, que contempla cerca de 4 mil crianças e adolescentes. Já no próximo dia 25, retornam às aulas totalmente presenciais o 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, como também as crianças das creches, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das classes especiais. O uso de máscara para os profissionais e para os alunos ainda permanecerá obrigatório.