Circulação de pessoas em Madureira. Foto de 23/07/2021Fábio Costa/Ag.O Dia

Rio - A cidade do Rio alcançou o menor número de pacientes internados por covid-19 desde o início da pandemia, em março do último ano. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (17) pelo Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, em uma publicação nas redes sociais. O titular da SMS também afirmou que o município tem hoje a menor taxa de transmissão do vírus. Em seu perfil, o secretário disse ainda que, nesta semana, de cada 100 testes para o novo coronavírus realizados no Rio, somente quatro foram positivos, sendo o menor percentual de positividade registrado até o momento.

De acordo com a atualização das 15h deste domingo do Painel Rio COVID-19, a cidade tem 228 pacientes internados com a doença, e não há pessoas na fila de espera pela internação. A taxa de ocupação de leitos da rede municipal de saúde é de 49%. O secretário atribuiu os bons resultados ao avanço da vacinação na cidade. Segundo dados das 15h40 do Painel da prefeitura, já foram aplicadas 10.361.412 doses de imunizante no município, sendo 5.715.784 primeiras doses; 3.997.705 segundas doses; 141.766 doses únicas e 506.157 doses de reforço. O município tem 86,8% da população total com a primeira dose e 61,3% com o esquema completo.

Com a melhora no cenário da pandemia no Rio, teatros, cinemas, centros comerciais e eventos da cidade poderão voltar a receber o público com a lotação máxima, a partir da próxima segunda-feira (18), quando será publicado um decreto no Diário Oficial do Município determinando o fim da restrição. O anúncio foi feito neste domingo, pelo prefeito Eduardo Paes, durante a reinauguração do CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão. Mesmo com o novo decreto, fica mantido o uso obrigatório da máscara de proteção. Os estabelecimentos deverão ainda observar o atendimento às medidas permanentes de proteção à vida.
Durante a divulgação do Boletim Epidemiológico da última sexta-feira (15), a prefeitura anunciou que pretende manter o plano de retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos quando 65% da população total dos cariocas estiver completamente vacinada. Na ocasião, Soranz afirmou que "é possível tranquilamente" avançar nesta etapa de flexibilização, diante da queda dos indicadores da covid-19:, já que o Rio teve, pela sétima semana seguida, redução no número de óbitos, casos confirmados e taxa de transmissão da doença.
Entretanto, ainda na sexta-feira, uma mudança no cronograma de entrega de vacinas contra a covid-19 fez com que a Prefeitura do Rio suspendesse o calendário de dose de reforço para os idosos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, os estados receberam 10 milhões de doses a menos do que o esperado, o que gerou um déficit de 300 mil doses na cidade. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a previsão é de que a aplicação seja retomada após a chegada de novas doses no Rio, na próxima quarta-feira (20).
Com isso, idosos de 68 anos ou mais serão vacinados com a dose de reforço até a próxima quarta. Somente a partir da quinta-feira (21) é que o calendário avança, com idosos de 67 anos. Com o atraso, o calendário de dose de reforço vai avançar a cada três dias em outubro, com divisão entre homens e mulheres, com exceção dos idosos de 68 anos.Na quinta-feira, será dia de mulheres de 67 anos; sexta-feira (22) para homens de 67 anos; e sábado (23), repescagem para homens e mulheres de 67 anos. O cronograma segue assim até o dia 30 de outubro, quando haverá repescagem para idosos de 65 anos.
As unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira. Os cariocas com 12 anos ou mais que ainda não se vacinaram também podem procurar os postos.

Multivacinação

A cidade do Rio promove, até o dia 29 de outubro, a Campanha de Multivacinação, para atualizar a situação vacinal de cariocas do público-alvo. Neste sábado (16), o município promoveu o Dia D da campanha e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os 246 postos de vacinação aplicaram 61.432 doses. As crianças e os adolescentes são os principais beneficiários da iniciativa.

O Dia D ofereceu e postos continuam aplicando em crianças as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, influenza, tríplice bacteriana, varicela e HPV. Já os adolescentes puderam atualizar a caderneta com vacina contra HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY (11 e 12 anos).