Ao todo, a operação contou com 4.372 garis, distribuídos nos dez pontos de queima de fogosMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - Com tempo chuvoso e público menor nos pontos de queima de fogos do Rio de Janeiro, a Comlurb recolheu 320 toneladas de resíduos após a virada do ano na cidade. Por volta das 9h deste sábado, 1, a equipe concluiu a operação de limpeza em todos os pontos de festejo do Réveillon. Apenas em Copacabana, foram removidos 167 toneladas de lixo, número que é 50% menor em relação a 2019.

Ao todo, a operação contou com 4.372 garis, distribuídos nos dez pontos: Copacabana, Flamengo, Barra da Tijuca, Recreio, Praia de Sepetiba, Bangu, Igreja da Penha, Parque Madureira, Ilha do Governador e Piscinão de Ramos, além de outros trechos da orla, como Ipanema, Leblon, São Conrado e Arpoador.



A companhia também direcionou 120 garis para atuar exclusivamente na coleta seletiva em Copacabana. Cerca de 2,3 toneladas de lixo potencialmente reciclável foi recolhido em quatro tendas montadas no local. Na sexta-feira, 31, uma equipe realizou a pré-limpeza de Copacabana, com ações em toda a extensão da Avenida Atlântica, e removeu 15,5 toneladas de resíduos.

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, supervisionou o planejamento da operação e esteve em Copacabana neste sábado. De acordo com ele, o trabalho de limpeza fluiu conforme o esperado.

“Utilizamos este ano a estratégia de colocação de uma grande quantidade de caixas metálicas de 1200l. E elas acabaram sendo muito importantes para que os frequentadores fizessem o descarte correto dos resíduos. Isso agilizou bastante o serviço dos nossos garis porque tinha muito pouco lixo no chão”, afirmou Lopes.