Tripulantes desembarcam no Píer Mauá após navio atracar Fábio Costa / Agência O Dia

Rio - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afirmou, na tarde deste domingo (2), que subiu para 28 o número de pessoas que testaram positivo para a covid-19 durante um cruzeiro da empresa MSC. Elas estavam no navio MSC Preziosa, que saiu de Búzios, na Região dos Lagos, e atracou no Píer Mauá, Zona Portuária do Rio. Ainda de acordo com o órgão, os tripulantes concluíram a viagem, que terminaria hoje mesmo, seguindo o protocolo de isolamento. Além disso, ressaltou que todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves.
Em nota, a MSC disse que seguiu o protocolo de segurança da Anvisa e que isso foi essencial para que fosse possível identificar um pequeno número de casos da doença no navio. 
"O protocolo de saúde e segurança implementado prevê que, no momento do embarque, todos os hóspedes com 12 anos ou mais apresentem comprovante de vacinação completa contra a covid-19 e todos os hóspedes a partir de 2 anos apresentem teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque. Um questionário de saúde preenchido dentro das 6 horas anteriores ao início da viagem também é requerido. Toda a tripulação possui o ciclo vacinal completo e é testada semanalmente, além de 10% da equipe ser testada diariamente", ressaltou.
Por fim, a empresa esclareceu que o MSC Preziosa está operando normalmente e tem a autorização para seguir com seu próximo itinerário de 7 noites pelo Nordeste.
Procurada pelo DIA, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que se os infectados forem moradores do Rio e cidades próximas, poderão cumprir isolamento em domicílio. Se forem residentes de fora do estado, serão isolados em hotéis específicos. O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Município irá monitorar os casos residentes da cidade.