Funcionários trabalham para reajustar o chafariz Marcos Porto / Agência O Dia

Rio - Revitalizado há menos de uma semana, o chafariz da Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, precisou ser desligado no domingo, 2, após atos de vandalismo. Segundo a Secretaria Municipal de Conservação, o local onde fica o registro de saída do lago foi arrombado e aberto, o que fez com que a água não ficasse na altura mínima para permitir o funcionamento das bombas. A expectativa é a de que ele volte a funcionar até o fim do dia. 

A Secretaria também informou que uma equipe de plantão foi acionada para trabalhar no reajuste do chafariz. Na manhã desta segunda, um grupo de garis tem realizado a limpeza e os ajustes no local. Em nota, a secretária de Conservação Anna Laura Valente Secco lamentou o ocorrido e relembrou a importância do papel da sociedade para denunciar casos deste tipo.

“A Conservação zela pela cidade, mas é fundamental que a população colabore e denuncie atos de vandalismo. É lamentável que algo assim aconteça”, disse Anna.
Moradora da Tijuca há mais de 40 anos, a aposentada Nelcineia Barbosa, de 78 anos, costuma caminhar pela praça semanalmente com o marido Eli Adoni, de 80 anos. Segundo ela, a conservação do espaço gera benefícios para todos.

“É claro que a gente gostaria que tudo ficasse sempre em ordem, com a praça limpa, para as pessoas poderem sentar e se encontrar. A conservação é a alma do negócio. Hoje estavam limpando, mas o pessoal toma banho e tudo acontece por lá”, comentou Nelcineia.

O chafariz da Praça Saens Peña, que estava há quatro anos sem funcionar, foi religado na quarta-feira, 29. Segundo a Prefeitura do Rio, o trabalho de restauração durou cerca de quatro meses e envolveu serviços de recuperação de bombas, reposição de bicos da tubulação, recolocação de tubulação, limpeza e pintura.

O funcionamento segue a programação dos demais chafarizes da cidade, sendo ligado três vezes ao dia, das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h. Feito em concreto armado, o projeto é do arquiteto e urbanista José da Silva Azevedo Neto (1908-1962), que tem diversas obras espalhadas pela cidade.

Na Zona Norte, são de Azevedo Neto a Praça Edmundo Rego, no Grajaú, e a própria Praça Saens Peña. Na Zona Sul, é do urbanista o projeto do Jardim de Alah e as praças Antero de Quental, no Leblon, General Osório, em Ipanema, e Cardeal Arcoverde, em Copacabana.