CoronavírusPixabay - Creative Commons

Rio - Um adolescente carioca de 16 anos testou positivo para covid-19 e Influenza A simultaneamente, no último dia 30 de dezembro. O relato foi feito pela família, que encomendou testes em duas clínicas particulares diferentes, e segundo eles, em ambas o resultado foi positivo para as duas doenças. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio, no entanto, afirma que até o momento não há registro de infecção simultânea.
Atleta de futebol das categorias de base de um time carioca, o adolescente apresentou sintomas gripais nos últimos dias do ano de 2021. No primeiro teste em um laboratório particular, o resultado foi positivo para covid-19 e também para Influenza. Depois, ele realizou um novo exame PCR, que teria dado o mesmo diagnóstico.
"Ele é atleta e já está vacinado –- tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe. Ele está bem, sem nenhum sintoma, mas pode acontecer", afirmou a mãe do jovem, em entrevista ao 'Bom Dia Rio', da TV Globo.
Em nota, a subsecretaria estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde afirmou que "não há nenhum caso confirmado de infecção simultânea por Covid-19 e Influenza" até o momento. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os casos, no geral, são notificados pela doença com maior gravidade - a covid-19.

A pasta afirmou ainda que "não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta", e garantiu que "que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no estado".
Em Israel, a coinfecção, batizada de 'flurona', foi confirmada em uma jovem gestante, que apresentou sintomas leves. No Brasil, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou o caso de coinfecção de Covid-19 e Influenza A H3N2 em um paciente de 28 anos. O estado do Ceará também confirmou três casos: dois deles em bebês de um ano, e outro em um homem de 52 anos. Todos apresentam sintomas leves.