Fila de testagem pra Covid-19 na unidade do Parque OlímpicoMarcos Porto

Rio - A Secretaria municipal de Saúde do Rio reduziu para sete dias o período mínimo de isolamento domiciliar para pacientes com covid-19. A resolução entrou em vigor nesta quarta-feira e foi publicada pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz. Em casos de pacientes assintomáticos, a critério clínico, o médico poderá orientar um tempo menor de afastamento de, no mínimo, cinco dias, desde que o paciente se comprometa com o uso rigoroso e contínuo da máscara pelo período completo de sete dias.
A decisão de reduzir para cinco dias o período de afastamento deverá levar em consideração também o perfil de contato com outras pessoas fora do isolamento. Para finalização do isolamento domiciliar, além do cumprimento do período de afastamento indicado, o paciente deve estar obrigatoriamente assintomático.
A medida deixa claro ainda que, em caso de persistência dos sintomas, deve se manter isolado. Já em caso de dúvida, a resolução recomenda uma nova testagem.
Alta de casos de covid-19 impulsiona testes no Rio
O número de casos de covid-19 na cidade do Rio quadruplicou em um mês, segundo dados públicos do painel da Prefeitura do Rio. Diante do aumento de pessoas com a doença ou com sintomas gripais, a Secretaria Municipal do Rio (SMS) recomenda a testagem para o coronavírus, que foi intensificada nas últimas semanas. Todos os pacientes com indicação clínica (febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar, ou que teve contato com casos positivados) devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Com a explosão de casos, cariocas correram nos últimos dias para fazer os testes, impulsionados pelos encontros das festas de fim de ano. Em duas semanas, a taxa de testes positivos no Rio saltou de 1% para 13%. Apesar das filas em farmácias e clínicas particulares, a rede pública oferece testes gratuitos nos postos de saúde e clínicas da família.
Ainda de acordo com a SMS, cariocas que passaram réveillon fora da cidade e que estão com sintomas gripais devem procurar atendimento para testagem nas unidades de Atenção Primária, ou nos centros de atendimento a pacientes com síndrome gripal, localizados na Vila Olímpica do Alemão, Parque Olímpico da Barra, Vila Olímpica de Honório Gurgel, Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Bangu), Unidade Ambulatorial Almir Dulton (Campo Grande), e na Policlínica Rodolpho Rocco (Del Castilho).