Navio MSC Preziosa retorna ao Rio com novos casos de covid-19, nesta quarta feira (5)Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - Subiu para 81 o número de passageiros e tripulantes infectados com covid-19 no navio do MSC Preziosa que atracou no Rio nesta quarta-feira. São 61 tripulantes e 20 passageiros, dos quais 16 brasileiros (2 moradores da cidade do Rio de Janeiro) e quatro de outra nacionalidade. Todos esses casos e seus contatos estão mantidos em isolamento.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio, os 16 brasileiros estão com sintomas leves e bem clinicamente. Foram realizadas coletas para investigação laboratorial por RT-PCR, e, se atingirem os critérios laboratoriais, serão sequenciadas pela Fiocruz para identificação da variante.
Até o início da tarde desta quarta-feira, o número de casos confirmados era de 33, sendo 25 tripulantes e oito passageiros infectados pela doença. Nas últimas horas, foi realizada uma investigação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e ANVISA a bordo do MSC Preziosa.
Os passageiros infectados serão desembarcados por Transporte Seguro da empresa responsável pela embarcação. Já os moradores da cidade do Rio e cidades próximas serão encaminhados para isolamento em domicílio. Os residentes de fora do Rio serão isolados em um hotel da capital. Os tripulantes permanecerão a bordo do navio sendo acompanhados pela equipe de saúde da embarcação, sem desembarque na cidade do Rio.

De acordo com a Saúde do Rio, equipes mantêm uma vigilância ativa e monitoramento das embarcações de navios de cruzeiro que atracam na cidade.
O navio MSC Preziosa atracou às 6h30 desta quarta-feira no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, com 2,5 mil pessoas a bordo. No domingo, outras 28 pessoas desembarcaram e estão cumprindo dez dias de isolamento. O navio Costa Fascinosa está previsto para chegar ao Rio na quinta-feira (6), com sete pessoas que foram diagnosticadas com covid-19, sendo cinco tripulantes e dois passageiros.