Chuva causa bolsões dágua, na Rua Borges de Medeiros, no Leblon, na Zona Sul do RioFabio Costa / Agência O Dia

Rio - A chuva que atinge o Rio de Janeiro, desde quinta-feira (06), causou alagamentos em diversos pontos da cidade nesta manhã. O Centro de Operações Rio (COR) informou que o tempo instável na capital nesta sexta é por conta da atuação de um canal de umidade sobre a Região Sudeste. A previsão é de céu predominantemente encoberto com chuva fraca a moderada ao longo do dia. Entre 14h15 e 14h30, houve registro de chuva moderada em Santa Cruz.
Os ventos ficam entre fracos a moderados, com mais intensidade durante a tarde e as temperaturas marcam a máxima de 29°C e mínima de 21ºC. Desde a chuva de quarta a cidade do Rio está em Estágio de Mobilização.
De acordo com o Alerta Rio, núcleos de chuva que atuavam sobre a Zona Norte perderam intensidade. Nuvens baixas atuaram sobre a cidade o que ocasionou chuva fraca em diversos pontos do município. Durante o período da manhã houve registro de chuva moderada (entre 1,25mm e 6,25mm) na Saúde, Laranjeiras, Santa Cruz e Tijuca/Muda.
Segundo o COR, equipes da Comlurb foram acionadas para o escoamento de bolsões d'água na Avenida Engenheiro Souza Filho, na Muzema, Zona Oeste do Rio, na Avenida Armando Lombardi, na altura da Estação BRT Jardim Oceânico, Barra da Tijuca, sentido São Conrado, na Hadock Lobo, na altura da Rua do Bispo, na Estrada do Rio Jequiá e na Estrada da Bica, na Ilha. O trânsito na região não tem congestionamento ou retenções. Vias já foram liberadas. 
Também houve registros de interdições, por conta de bolsões d'água, durante a madrugada, na Avenida Ayrton Senna, na altura da Ponte Santos Dumont, sentido Linha Amarela, e Rua Oscar Alfredo Sebastião Cox, atrás do SESC, em Jacarepaguá, Zona Oeste. Após escoamento, as vias foram liberadas. 
Na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Comlurb foi acionada após a queda de uma árvore, próximo da Rua Professor Alfredo Colombo. 
Trânsito

Os motoristas que precisam pegar a Avenida Brasil, no sentido Centro do Rio, encontraram o trânsito lento a intenso desde a altura do Hospital Albert Schweitzer até o Trevo das Margaridas. No sentido Zona Oeste o trânsito não apresentou retenções. 
Já quem pega a Linha Vermelha, sentido Centro, encontra o trânsito com retenção do Fundão até o Caju. No sentido Baixada, trânsito com boas condições. Na Linha Amarela o trânsito é bom.
Baixada Fluminense e Região Metropolitana
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Nova Iguaçu, Belford Roxo e Mesquita, na Baixada Fluminense, o céu permanecerá nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A previsão é de ventos fracos. Em Nilópolis chuva também continua e os ventos ficam moderados. Caxias enfrentou chuva forte logo nas primeiras horas da manhã.
Na Região Metropolitana, nos municípios de Niterói e Maricá, os ventos também seguem fracos e a previsão é de céu nublado e pancadas de chuva. Em São Gonçalo, nos bairros Porto Velho e Porto Novo, moradores enfrentaram ruas alagadas. Na Rua Luís Tomé Ferreira, ponto comum de alagamento também encheu.
Na Costa Verde choveu cerca de 120 mm nas últimas 24 horas e causou transtornos para os moradores e motoristas que precisar trafegar pela RJ-155, que liga a cidade de Angra dos Reis à Rio Claro. Homens da secretaria executiva de Serviço Público da prefeitura de Angra trabalharam durante a madrugada desta sexta-feira (7) para desobstruir a Rodovia Saturnino Braga. O trabalho começou por volta de meia-noite foi até às 5h da manhã.
A Defesa Civil também registrou 6 quedas de árvores na cidade, porém os locais não foram informados.
Confira a previsão para os próximos dias:
O fim de semana será de céu nublado e tempo chuvoso no Rio. A atuação de um canal de umidade sobre a região Sudeste mantém o tempo instável pelo menos até domingo, com possibilidade de chuva a qualquer hora.
No sábado e no domingo, o céu estará entre nublado e encoberto, com chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os modelos números de previsão apontam que deve chover em torno de 10mm para cada um desses dias, em média. A expectativa é de melhora no tempo apenas na terça-feira.