Van capotou e caiu de viaduto da Linha Vermelha, em CaxiasMarcos Porto/Agência O DIA

Rio - O motorista e seis passageiros que ficaram feridos no acidente com a van que despencou da Linha Vermelha, na manhã desta segunda-feira (10), receberam alta ainda ontem dos hospitais para onde foram socorridos, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (11) pela Prefeitura de Nova Iguaçu e pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS). A queda de mais de dez metros provocou a morte do vigilante Mauro Francisco Vieira, de 57 anos. Ainda não há informações sobre seu sepultamento.
Das 14 vítimas, quatro foram levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu e três para o Hospital Municipal Evandro Freire. Outras sete foram encaminhadas para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Manoel José de Melo Neto, de 51 anos, que dirigia o veículo, Leandro da Silva, 37, Manoel Cruz, 35 e Bruno Estevão, 25, foram socorridos para o HGNI, na Baixada Fluminense.
De acordo com a prefeitura, eles passaram por atendimento médico de emergência, fizeram exames e, após reavaliação, receberam alta com orientações médicas. Já Mateus Chagas, de 28 anos, Vitor Santos, de 34, e Marcio Santana, 31, foram encaminhados para o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, onde foram atendidos e liberados.
Ana Paula de Freitas Maurício, José Adriano Ferreira de Araújo, Lorrane Figueiredo Muniz Flores, Soraia Silva Brito Barros, Marcos Rogério Lima de Oliveira, Eliane Rodrigues de Araújo e Clemilsa de Andrade Silva dos Reis foram atendidos no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), estabilizados e liberados também ontem.

Acidente

Uma van de transporte de passageiros da linha Cabuçu x Rio de Janeiro capotou e caiu de um viaduto de mais de dez metros na Linha Vermelha na altura de Duque de Caxias, sentido Baixada, na manhã desta segunda-feira. O veículo capotou na via e caiu na BR-040, a Rodovia Washington Luís, deixando um morto e 14 feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local às 8h20 e, por volta das 11h40, agentes da Defesa Civil removeram o corpo do vigilante Mauro Francisco Vieira, de 57 anos, do automóvel.

O Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) da Polícia Militar foi acionado para a ocorrência e a 59ª DP (Duque de Caxias) registrou o acidente e vai instaurar inquérito para apurar o fato. Uma perícia foi realizada e testemunhas serão ouvidas. A investigação está em andamento.

Van estava regularizada

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) informou que a van transportava 17 pessoas no momento do acidente, duas a mais do que o permitido pela legislação vigente e o motorista foi multado pela infração. As vans intermunicipais devem ter a capacidade máxima de 15 pessoas.

O valor da multa é de R$ 1.813,91, que pode dobrar em caso de reincidência. O Detro-RJ também lamentou o acidente e informou que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. A pasta informou ainda que o veículo estava com a situação regular, apresentando vistoria em dia, além de toda documentação obrigatória.