Tainá levou a filha Emanuelle para se vacinar no Museu da RepúblicaFabio Costa/Agência O DIA

Rio - Por falta de doses, a Secretaria Municipal de Saúde suspende, a partir desta terça (1), a vacinação das crianças de 7 anos ou mais contra a covid-19, até que o Ministério da Saúde envie nova remessa de vacinas para a cidade.

A vacina contra a covid-19 segue disponível para os seguintes grupos:

- 1ª dose para crianças com deficiência e/ou comorbidades entre 5 e 11 anos; pessoas com 12 anos ou mais;

- 2ª dose de acordo com a data do comprovante de vacinação;

- Dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses;

- Segunda dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham imunossupressão e receberam três doses no esquema primário
Segundo o Ministério da Saúde, já foram distribuída mais de 491,7 mil doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 para o estado. A pasta informou ainda que, nos próximos dias, cerca de 400 mil doses serão enviadas para distribuição aos municípios do Rio.
Vacinação infantil no Rio de Janeiro
A vacinação infantil no Rio de Janeiro começou dia 17 de janeiro, tendo mais de 18 mil crianças vacinadas nessa data. Já na primeira semana, o município teve problemas com falta de doses, atrasando a programação. A normalização veio no dia 24 com a chegada da Coronavac, recentemente autorizada ao público infantil.
Na última quarta-feira (26), foi divulgado que as doses seriam suficientes até o fim de semana, quando crianças de 8 anos ou mais seriam vacinadas. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que a procura estava abaixo do esperado, tendo, até então, 45 mil vacinas aplicadas. A expectativa era de que o Ministério da Saúde enviasse uma nova remessa na sexta-feira (28). 
Apesar do início lento, os postos tiveram uma grande procura por vacinação no sábado (29). Agora, uma paralisação deve ocorrer a partir de terça-feira, dia 1º de fevereiro, até que as vacinas cheguem ao Rio. Assim como na segunda (31), a idade dos vacinados seria de 7 anos. A expectativa é de que 560 mil crianças entre 5 e 11 anos sejam vacinadas até o dia 9 de fevereiro.