Jovens realizaram protesto em frente ao quiosque onde o congolês Moïse foi assassinadoReprodução TV Globo

Rio - Cerca de 50 jovens realizaram uma manifestação, na madrugada desta quinta-feira, na Avenida Lúcio Costa, em frente ao quiosque Tropicália, na Praia da Barra, Zona Oeste do Rio, onde Moïse Kabagambe foi brutalmente morto. No ato, eles pediam justiça pelo congolês e outras vítimas de racismo no Brasil.
Vestidos de preto, os integrantes do movimento "Levante Popular da Juventude" ocuparam uma faixa da via e colocaram fogo em pneus.
Jovens realizaram protesto em frente ao quiosque onde o congolês Moïse foi assassinado - Reprodução TV Globo
Jovens realizaram protesto em frente ao quiosque onde o congolês Moïse foi assassinadoReprodução TV Globo
Neste sábado, haverá outra manifestação às 10h, em frente ao quiosque Tropicália. O protesto está sendo organizado pela família e toda a comunidade congolesa localizada no Estado do Rio de Janeiro.
Investigação em andamento
Agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) vão ouvir o depoimento, nesta quinta-feira, de um cabo da Polícia Militar, lotado no 9ºBPM (Rocha Miranda). Ele é dono do quiosque Biruta, onde Moïse Kabamgabe trabalhava, assim como um dos seus agressores. A família de Moïse alega que as agressões ao congolês foram motivadas após ele cobrar diárias de trabalho não pagas. Além do policial, sua irmã, que também é proprietária do estabelecimento, irá prestar depoimento.
Os agressores, identificados como Fábio Pirineus da Silva, conhecido como Belo; Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca, o Dezenove; e Brendon Alexander Luz da Silva, de apelido Tota, foram presos, temporariamente, por 30 dias, nesta quarta-feira. Moïse, que ingressou no Brasil como refugiado de guerra, em 2011, trabalhava de forma informal para se sustentar.
Na versão dos presos, no entanto, o espancamento ocorreu após Moïse tentar pegar cerveja do quiosque Tropicália, onde já havia trabalhado, e ameaçar um funcionário idoso, de nome Jaílson. A motivação para o crime ainda é apurada pela Polícia Civil.
Moïse morreu por espancamento no quiosque Tropicália, vizinho ao bar Biruta, onde ele trabalhava. O Samu constatou sua morte por volta das 23h e, após a perícia, seu corpo foi removido para o IML às 3h, do dia 25 de janeiro.