Vacinação infantil deve ser retomada somente na próxima terça-feira Fabio Costa/ Agência O Dia

Rio - A vacinação infantil contra a covid-19 deve ser retomada na cidade do Rio de Janeiro somente na próxima terça-feira (22), de acordo com secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A imunização com a primeira dose foi suspensa na quarta-feira (16), pela terceira vez, por falta de doses. A expectativa era receber um novo lote do Ministério da Saúde ainda nesta semana, mas a previsão é que a chegada só aconteça na segunda-feira (21).

Por conta da falta de vacinas, as doses pediátricas estão sendo oferecidas somente para crianças com comorbidades ou deficiência, na faixa etária dos 5 aos 11 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue aplicando a primeira dose para maiores de 18 anos que ainda não tenham se vacinado, além da dose de reforço para adultos que completaram o esquema vacinal há mais de 4 meses e a dose adicional para pessoas com 18 anos ou mais que tenham imunossupressão que já tenham recebido as três doses.

"O Ministério tinha o compromisso de enviar mais doses de vacina da Pfizer pediátrica e de CoronaVac nesta semana. Sem doses, nós somos obrigados a interromper a vacinação das crianças e também interromper a estratégia de busca ativa. Essa já é a terceira vez que a gente é obrigado a interromper a vacinação por falta de doses. A gente pede, está insistindo com o Ministério da Saúde, para que distribua as doses que já estão em estoque, o mais breve possível, mas, infelizmente, a previsão é só na próxima segunda-feira", afirmou Soranz.

Apesar do calendário infantil por idade já ter sido finalizado na capital fluminense, a baixa adesão à imunização das crianças fez com que a SMS adotasse a busca ativa nas escolas e por meio de visitas de agentes comunitários nos bairros. Atualmente, de acordo com o Painel Rio Covid-19, apenas 59% do grupo já foi contemplado. Outras 228.178 integrantes do grupo não receberam a primeira dose. Por conta da suspensão da vacinação, as iniciativas foram afetadas e também só devem ser retomadas na semana que vem.

"É uma vacina extremamente segura, a gente recomenda que os pais levem seus filhos para se vacinar. A CoronaVac já foi utilizada em vários países para a vacinação infantil, a Pfizer pediátrica, também. Elas são seguras, eficazes", ressaltou o secretário.

Rio continua registrando queda de casos
A cidade do Rio continua registrando queda de casos de covid-19. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, atualmente, o índice de positividade dos casos está em 8%, o que significa que, a cada 100 testes, apenas oito têm resultado positivo. Segundo o Painel Rio Covid-19, há 138 pacientes internados na rede municipal por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e não há pessoas na fila de espera por leitos.

"Hoje, na cidade do Rio de Janeiro, os polos de testagem, gradativamente, estão sendo fechados. O índice de positividade dos casos já está em 8%, a cada 100 testes, somente 8 são positivos. É uma queda bastante expressiva nos últimos dias. A variante Ômicron se comportou igual nos países com alta cobertura vacinal: uma subida rápida e em torno de três semanas, uma queda também bastante intensa", explicou o secretário.

Mesmo com a redução de casos e alta cobertura de primeira e segunda dose na cidade, que já alcançaram, respectivamente, 87,7% e 82,9% da população total, a dose de reforço foi aplicada em apenas 50,2% dos cariocas maiores de 18 anos. Segundo Soranz, 670 mil pessoas no município já estão aptas a receber a terceira dose, mas ainda não procuraram uma unidade de saúde para a aplicação.

"O intervalo que a gente está recomendando é de quatro meses e faltam 670 mil cariocas para fazerem a dose de reforço que já estão nesse intervalo. Então, fica nosso apelo para que o carioca procure um dos 240 pontos de vacinação na cidade do Rio de Janeiro e vá se proteger. A gente já sabe que a vacina, de fato, protege contra casos graves, contra internação, contra óbito, só que essa proteção vai caindo ao longo do tempo", alertou o titular da SMS.
*Colaborou Reginaldo Pimenta