Carnaval de rua de 2019Reginaldo Pimenta

Rio - A Prefeitura do Rio dispersou, na manhã deste domingo, um bloco de Carnaval irregular no Centro do Rio. Os foliões que estavam na Praça da Cruz Vermelha seguiram para a rua da Carioca, quando foram novamente desmobilizados por agentes da Guarda Municipal (GM-Rio). Não há informações sobre prisões ou autuações. 
Na manhã de sábado, 19, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) recebeu informações sobre um outro bloco irregular no Centro do Rio. No local, guardas municipais encontraram um grupo de cerca de 100 pessoas no evento. Não houve registro de incidentes no local. 
Neste pré-Carnaval, a Seop monitora eventos irregulares e envia agentes da Guarda Municipal para a desmobilização dessas festividades. Em janeiro, a Prefeitura do Rio decidiu adiar o Carnaval da Sapucaí para o feriado de Tiradentes, em abril. No mesmo mês, foi decidido que não haveria Carnaval de rua por conta do risco de contaminação. 
De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a mudança se deve ao aumento dos casos de covid-19 provocados pela variante Ômicron. A cidade do Rio vive um pico de casos do novo coronavírus, assim como o restante do país. Só nesta sexta-feira, foram registrados mais de 20 mil diagnósticos positivos da doença no município. O Carnaval na Sapucaí aconteceria entre os dias 25 e 28 de fevereiro.