Durante coletiva, Cláudio Castro afirmou que índice de roubos diminuiu nas localidades de atuação do programaDivulgação/Governo do Rio

Rio - O governador Cláudio Castro apresentou, nesta sexta-feira (25), o balanço do primeiro mês do programa Cidade Integrada. A declaração foi dada após uma operação do projeto, realizada pela Polícia Civil, que resultou na prisão de seis integrantes da cúpula da milícia que explora a comunidade de Rio das Pedras, ao lado da Muzema.

"As ações mostram que o programa Cidade Integrada não saiu do foco em momento algum, mesmo com a tragédia em Petrópolis. A prisão da cúpula da milícia na Muzema e de Rio das Pedras ressalta aquilo que coloquei desde o primeiro dia: a Polícia Militar estabiliza o espaço territorial e o Governo entra com infraestrutura e atividades sociais. O diferencial das ações anteriores é a parceria entre as polícias Civil e Militar. É essa assertividade que o programa tem", disse o governador Cláudio Castro.
Também participaram da coletiva o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, e o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

"Estamos buscando a proximidade com as comunidades. Integração está completa entre as polícias, cada uma fazendo a sua parte. A Força Tarefa já conta com mais de 1.200 milicianos presos em todo o estado", afirmou o secretário de Polícia Civil.
Operação em Rio das Pedras

A ação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prendeu, na noite da última quinta (24), seis milicianos. Entre eles estão Fabiano Cordeiro Ferreira, conhecido como Mágico; Thiago Bastos Morais, apelidado como Digão; João Henrique Pedro da Silva, o Pézão; Daniel Cristinho, o Buiú; Ilán Andrade dos Santos e Marcos Alves de Souza. Além disso, foram apreendidos armamentos, farto material de contabilidade, um carro blindado e diversas motos roubadas.
Confira:


Programa completa um mês

O programa Cidade Integrada completou um mês de atuação nas comunidades da Muzema, Zona Oeste, e Jacarezinho, na Zona Norte, na última quarta-feira (22). 

Para atender a uma das grandes carências identificadas nas comunidades, o Governo levou um mutirão de serviços do RJ para Todos, onde mais de 10 mil moradores foram atendidos. Dentre as solicitações estão emissão de documentos, gratuidade para certidões, cadastro no balcão de empregos, orientações de saúde para adultos e crianças, cadastramento para o processo de regulamentação fundiária, solicitação de crédito para microempreendedores e até vacinação infantil.

O Detran.RJ atendeu, em um mês, 2 mil solicitações de de identidades e habilitação para moradores da Muzema e Jacarezinho. Os primeiros documentos já começaram a ser entregues.

"O programa Cidade Integrada é um projeto de retomada de território, estamos levando os serviços do Governo para o desenvolvimento das duas comunidades, de acordo com as fases de cada eixo. Já avançamos muito neste primeiro mês, com muitos desafios, e avançaremos ainda mais nos próximos", explicou Castro.

O Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta uma queda de 31,1% nos roubos de rua nos bairros do entorno do Jacarezinho e queda de 28,9% nos roubos de veículos na mesma região (comparando o mesmo período antes e depois do lançamento do programa).

O Cidade Integrada envolve cerca de 40 órgãos e secretarias estaduais com ações voltadas para mulheres, idosos e jovens; construção e reforma de equipamentos públicos; melhorias habitacionais e de infraestrutura; saneamento; saúde; educação, além de fóruns e grupos de trabalho para discutir a implementação das demandas da população.

A previsão é de cerca de R$ 500 milhões em investimentos nas duas comunidades até a conclusão do programa. Cerca de 40 mil habitantes serão beneficiados diretamente nas duas comunidades.