O ex-policial também foi acusado de manipular os vídeos que publica nas redes sociaisReprodução

Rio - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio vai realizar uma reunião emergencial nesta terça-feira (29), a partir das 15h, para discutir sobre as denúncias realizadas contra o vereador Gabriel Monteiro (sem partido) neste domingo (27).

O ex-policial militar foi acusado de assédio moral e sexual por dois assessores parlamentares, sua ex-assistente de produção e uma mulher com quem teve relações sexuais.

Além disso, Gabriel também foi alvo de denúncias sobre adulteração em seus vídeos. Segundo as vítimas, ele dirigia as imagens, decidindo o que seria filmado ou não, e montava cenas contendo, até mesmo, tiroteios, contando com a ajuda da polícia para a encenação. O DIA tentou contato com a corporação para esclarecer os fatos mas, até o momento da publicação desta matéria, não houve resposta.

Outra acusação sofrida pelo parlamentar envolve um vídeo onde Gabriel leva uma menina para lanchar no shopping. Nas gravações originais, ele aparece induzindo a criança a dizer o que ele queria, enquanto ela come, mas após a edição, as imagens mostram a menina falando por conta própria, não condizendo com o que realmente aconteceu.

Na redes sociais, seguidores de Gabriel Monteiro dizem apoiar o vereador e não acreditar no que está sendo veiculado "pela mídia". No caso da menina, em que ele é acusado de exploração de menores, internautas defendem o político e apontam que a "maior vaquinha da vida" da criança foi organizada por ele e angariou cerca de R$ 80 mil para a família.


Alguns internautas ligaram as acusações contra o vereador à denúncia feita por ele sobre a "Máfia dos Reboques", há algumas semanas. Por conta do vídeo feito por Monteiro, em que Jailson Salazar, dono da J.Salazar, tenta subornar Monteiro para que não apurasse denúncias de irregularidades na cidade, a Prefeitura do Rio encerrou o contrato com a empresa que fornecia serviços de reboque e que era responsável pelos pátios da entidade.

Apoiadores do político também fizeram publicações defendendo-o das denúncias. O vereador Carmelo Neto (Republicanos), afirmou não acreditar nas acusações e acredita ser "muita coincidência" o vereador ser alvo de um escândalo tão grave.

Nas redes sociais, o próprio Gabriel Monteiro afirmou em uma publicação que o Fantástico, da TV Globo, que tornou as denúncias públicas, estaria mentindo sobre o que foi mostrado durante a reportagem. O vereador, inclusive, postou vídeos em que a família da criança que ajudou agradecia à ajuda e não teria concordado com a atitude da emissora.
Oposição diz que vereado envergonha o Rio
Políticos da oposição também se manifestaram nas redes contra o vereador. A deputada federal Talíria Petrone (Psol), declarou que "não é de agora que esse indivíduo envergonha nosso estado", já a sua companheira de casa, a vereadora Mônica Benício, o chamou de "lobo em pele de cordeiro".
Vereador já enfrentou outras denúncias
Gabriel Monteiro é analisado pelo Conselho de Ética da Câmara por outras sete denúncias que, em sua maioria, acusam-no de abuso de autoridade. Um dos requerimentos, do Cremerj, foi realizado após episódio em que o vereador invadiu um CTI de Covid para fazer vídeos de denúncias que o popularizaram na internet. Outro caso em que Monteiro está sendo investigado, foi aberto após o vereador se envolver em uma confusão durante uma "batida" que realizou em um bingo clandestino.