Helicóptero sequestrado faz manobra em cima de batalhão Reprodução/Whatsapp

Rio - A Polícia Federal realizou a prisão de Khawan Eduardo Costa Silva, um dos homens identificados por raptar um helicóptero, em setembro do ano passado, para resgatar presos no Complexo Penitenciário de Bangu. A prisão foi realizada por agentes da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), na manhã desta quinta-feira, dia 31, no bairro Fonseca, em Niterói. O outro homem que atuou no crime continua foragido.
Na ocasião do crime,o comandante Adonis Lopes, que também é piloto da Polícia Civil, desde 1988, foi chamado para fazer uma viagem, mas desconfiou dos passageiros, já no ar. Rendido com fuzis, ele recebeu a ordem de ir até o complexo penitenciário, que fica localizado ao lado do 14ºBPM (Bangu). Lá, ele fez uma manobra arriscada e conseguiu evitar o resgate.
Os dois homens que o renderam conseguiram fugir, após descerem em uma mata em Niterói. Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Oraganizado (Draco), responsável pela investigação e por ter representado a prisão ao Ministério Público, os homens que alugaram o helicóptero são integrantes de uma quadrilha que domina a comunidade do Sabão, em Niterói. Khawan é apontado como gerente das bocas de fumo do morro do Sabão.
O preso que seria resgatado seria chefe do tráfico do morro do Sabão, de apelido Cabeça, mas as investigações ainda não foram concluídas.
Operação Icarus
A operação que resultou na prisão de Kawan foi apelidada de Icarus, que na mitologia grega teria voado tão próximo ao sol que acabou com as asas queimadas, morrendo na queda.  De acordo com nota da Polícia Federal, "policiais federais lotados na Missão Redentor e na DRE-PF já vinham monitorando a movimentação do foragido nos últimos meses, esperando que o homem deixasse a comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, para visitar a família".