Gabriel MonteiroREPRODUÇÃO DO TWITTER

Rio - A Justiça do Rio determinou que o Twitter retire imediatamente do ar o vídeo em que o vereador Gabriel Monteiro aparece tendo relações sexuais com uma adolescente de 15 anos, após pedido realizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) nesta sexta-feira (15).

O solicitação foi feita depois que o vídeo em questão se tornou viral na rede social em consequência das recentes denúncias contra o ex-PM. A decisão da juíza Claudia Leonor Jourdan Gomes Bobsin, do Cartório da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital estabelece que o Twitter tem o prazo de cinco horas para realizar a exclusão do vídeo original de Gabriel com a adolescente e de outros publicados com o mesmo conteúdo, sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil.

Além disso, a juíza também decretou que a rede social deve monitorar novas publicações para que, m caso de uma nova postagem do vídeo, a URL seja removida e que seja a “hash” do arquivo (assinatura digital) colocada em uma Black List, ou seja, quando alguém tentar fazer o upload do arquivo, para disponibilizá-lo na internet para que outras pessoas possam acessá-lo, o servidor da rede social bloqueia a operação.
"O que se infere, de fato, é que o requerido desconsidera por completo as peculiaridades próprias das crianças e adolescentes, pessoas em especial fase de desenvolvimento, faltando-lhes com o respeito e com a observância de sua dignidade", escreveu. A magistrada prossegue afirmando ser "imperioso impedir que materiais audiovisuais que importem em grave violação de direitos circulem nos meios de comunicação, principalmente em redes sociais, cuja disseminação ocorre de modo muita mais dinâmico".

Gabriel Monteiro e a família da vítima denunciaram o vazamento dos vídeos na 42ªDP (Recreio dos Bandeirantes) na última segunda-feira (28), após tomarem conhecimento de que os vídeos estariam rodando as redes sociais. Durante o depoimento, a adolescente afirmou ter mentido a idade para o parlamentar e sua mãe confirmou a história, reiterando que era de conhecimento geral o relacionamento dos dois. Já Monteiro afirmou que não sabia da idade real da menina, já que ela informou que era maior de idade, ele também disse à polícia que a relação entre eles foi consentida.
Nas redes sociais, o parlamentar fez uma publicação onde expôs que deve passar por períodos de muitas investigações e denúncias, mas vai provar que é inocente.