Geral - Greve da Comlurb - Acumulo de lixo na Rua do Rio de Janeiro. Na foto, Rua Couto de Magalhaes, em Benfica, zona norte do Rio.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A greve dos garis foi retomada nesta segunda-feira, de acordo com o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (Siemaco-Rio). A paralisação havia sido suspensa no início da madrugada desta sexta-feira (1) devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo o Siemaco-Rio, nos últimos dias, "a Prefeitura não se dignou a reabrir o diálogo e apresentar uma proposta satisfatória para os empregados da Comlurb".
Em nota, o sindicato informou que, até o momento, não há nenhuma assembleia marcada. "Nova assembleia dos trabalhadores só será chamada caso surja alguma nova proposta da companhia. A greve continua até que haja novo acordo ou até o julgamento da greve pela Justiça", esclareceu o Siemaco-Rio em comunicado.
No entanto, a prefeitura disse que "a informação não procede", e acrescentou que "a única parte que avançou e respeitou decisões e propostas do Tribunal Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho foi a Comlurb".
A reportagem do DIA observou alguns pontos com lixo acumulado pela cidade. Na Rua Couto de Magalhães, em Benfica, Zona Norte do Rio, há forte mau cheiro. Também há registros de muitos detritos espalhados em um dos acessos do Complexo da Serrinha, em Madureira, na mesma região.
Ação judicial
Em vídeo divulgado mais cedo, o presidente do sindicato, Manoel Meireles, criticou uma ação judicial impetrada pela Comlurb, que o proíbe de comparecer às gerências da empresa, sob pena de multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Segundo Meireles, ele deve ficar afastado por no mínimo 50 metros de qualquer gerência da companhia. "Isso é o maior absurdo que já vi na minha vida, nem a ditadura tinha isso", declarou.
Trabalho no fim de semana
A Comlurb disse, em nota, que fechou o fim de semana, neste domingo, com suas equipes operacionais nas ruas, em todas as regiões da cidade. "A companhia atuou nas ocorrências relacionadas às fortes chuvas, desde a noite de sexta-feira, com desobstrução das caixas de ralo, raspagem e remoção de terra e lama em apoio a limpeza de deslizamentos de encostas, e remoção de algumas árvores", afirmou a empresa.
A Comlurb acrescentou que os serviços essenciais vêm sendo realizados, como limpeza de feiras livres, escolas e hospitais. "A coleta domiciliar tem sofrido atrasos pontuais, principalmente por causa de atos criminosos cometidos por alguns grevistas, mas mesmo assim está sendo possível cumprir 100% dos roteiros, sobretudo pelo comprometimento dos profissionais que entendem a importância de manter o atendimento à população", diz a nota.
De acordo com a companhia, a maioria dos garis segue trabalhando e reforça que todos os profissionais deveriam retornar ao trabalho, pois a greve seria ilegal. "Lembrando que o movimento vem sendo reiteradamente considerado ilegal pela Justiça do Trabalho e que o próprio sindicato da categoria já suspendeu a paralisação. A Comlurb pede a colaboração da população nesse período, respeitando dia e horário da coleta, se possível dispondo o lixo na hora em que o caminhão estiver realizando o serviço", reforça a nota enviada após o anúncio de retorno da paralisação.