Registro de forte chuva na Penha, Zona Norte do RioDivulgação

Rio - O município do Rio entrou em estágio de atenção às 23h45, desta sexta-feira (29), devido ao acumulado de chuva em Campo Grande (33,4mm). Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva sobre a Zona Norte e parte da Zona Oeste, em conjunto com nuvens baixas que atuam sobre todo o município, ocasionam chuva fraca a moderada em diversos pontos da cidade. 
Devido à um deslizamento de encosta, no começo da manhã deste sábado (30), uma faixa ficou ocupada na Estrada Grajaú, sentido Grajaú, na altura do KM 06. Equipes da CET-Rio ainda estão no local e a via é a única que segue interditada. Um outro deslizamento de encosta ocupa uma faixa da Avenida Menezes Cortes (Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá), sentido Jacarepaguá, no Engenho Novo, no km 65. 
As regiões com maior volume de chuva em uma hora foram Jacarepaguá, Bangu e Anchieta. A região do Grande Méier também teve um registro de chuva forte. Foram registrados alagamentos no Jacaré, Coelho Neto, Guadalupe, Campo Grande, Marechal Hermes e Ilha do Governador. 
Há pontos de alagamento nas ruas Avenida Crisóstomo Pimentel de Oliveira, em Anchieta; Avenida Ildefonso Falcão, no Jardim América, e Praça Roberto Carlos, Rio Acari e Avenida Pref. Sá Lessa , em Acari. Também há alagamento em Jardim Maravilha, Guaratiba.
Segundo o balanço do Corpo de Bombeiros, militares já atuaram em mais de 215 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o estado. Até o momento foram 46 salvamentos; 81 cortes de árvores; 28 deslizamentos/ desabamentos e 64 alagamentos/inundações.

Na capital fluminense, os bombeiros foram acionados para 11 salvamentos; 13 cortes de árvores; 11 deslizamentos/desabamentos e 36 alagamentos/inundações.
Avenida Campo Mourão e Rua 83, em Jardim Maravilha, ficaram alagadas - Juliana Reis/ Agência O Dia
Avenida Campo Mourão e Rua 83, em Jardim Maravilha, ficaram alagadasJuliana Reis/ Agência O Dia
 
Veja vídeos desta manhã:
Ainda de acordo com o Alerta Rio, há previsão de chuva moderada a forte em pontos isolados nas próximas horas. A cidade estava em estágio de mobilização desde as 20h45 desta sexta-feira (29)

O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
Previsão do tempo para sábado 
O tempo neste sábado segue instável e há previsão de chuva isolada moderada a forte na manhã, passando para fraca a moderada, isolada, no restante do dia. Há uma passagem de uma frente fria no oceano, que manterá a entrada de umidade no Rio.
Durante o dia, o céu estará nublado a encoberto e os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h). As temperaturas apresentarão declínio: mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Recomendação da Prefeitura

A Prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:
- Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
- Não force a passagem de veículos em áreas alagadas;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
- Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
- Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil municipal. Os locais são informados pelo número 199 ou pelo aplicativo COR.Rio;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).