Uma cratera se abriu na calçada da Rua Cosme VelhoCleber Mendes/Agência O Dia

Rio - O chão cedeu e uma cratera foi aberta, na noite desta quinta-feira (20), na calçada da Rua Cosme Velho, na altura do número 985, bem em frente à bilheteria das vans que levam ao Cristo Redentor, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio. Segundo alguns moradores, há anos eles vinham avisando à prefeitura que o chão parecia que ia ceder.
"Sou nascido e criado aqui. Há mais de dois anos, desde antes da pandemia, vínhamos alertado o pessoal da prefeitura sobre esse problema. O Rio Carioca passa aqui embaixo e agora a laje que sustenta a calçada cedeu de vez", reclamou o agrônomo Luís Guilherme Roma.
O subprefeito da Zona Sul,  Flávio Valle, chegou cedo ao local para verificar a situação. "Viemos bem cedo para garantir a mobilização dos órgãos e a interdição parcial da área para evitar acidentes. Vamos acompanhar os trabalhos buscando a máxima celeridade na execução das intervenções necessárias."
No começo da tarde, a Fundação Rio-Águas informou que vistoriou a Rua Cosme Velho e afirmou que a estrutura do canal não foi danificada. "Uma equipe ainda inspeciona o local para avaliar os reparos necessários."
A Águas do Rio informou que a rede de distribuição de água da região não foi atingida. "Apenas dois ramais de abastecimento pontuais foram danificados e serão reparados assim que a obra de recuperação da área for realizada."

Outra cratera
No mês passado, uma enorme cratera foi aberta pela Águas do Rio em frente à Praça São Judas Tadeu, na Rua Cosme Velho, e causou transtornos aos moradores. Além da falta de água no Cosme Velho, houve transtornos no trânsito da região.