Traficantes abandonaram veículos em área de mata no Complexo da Penha. No chão, o rastro de sangueReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - A megaoperação realizada pela Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (24), foi a segunda mais letal do Rio de Janeiro, deixando, até o momento, 26 pessoas mortas. A ação ficou atrás apenas da que ocorreu na favela do Jacarezinho, em maio do ano passado, e terminou com 28 mortos, entre eles, um policial civil. As mortes que aconteceram por conta da operação na Penha serão alvo de procedimento investigatório criminal pelo Ministério Público do Rio (MPRJ).
Até o momento, foram identificadas 18 pessoas que morreram por conta do confronto. De acordo com a Polícia Militar, ao menos 14 eram suspeitos de integrar o tráfico de drogas. Uma das vítima fatais era uma moradora que foi baleada na Chatuba, comunidade vizinha do conjunto de favelas da Penha. Além dos mortos, há ainda cinco pessoas feridas internadas em unidades de saúde. 
Três pacientes permanecem internados no Hospital Estadual Getúlio Vargas, sendo Karla Karoline da Silva e Sergio Silva do Rosário, um perito da Polícia Civil, com quadro clínico estável, e Kleber do Prado em estado grave. Um outro ferido, identificado como Edson Ferreira da Costa, foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo de Gericinó e seu estado de saúde é estável. Há ainda Ryan de Almeida internado no Hospital Municipal Salgado Filho.
IML pede reforço para liberar corpos
O Instituto Médico Legal (IML) precisou reforçar sua equipe de trabalho, nesta quarta-feira (25), após a chegada dos mortos na operação da Vila Cruzeiro. A direção da unidade teria pedido ajuda de funcionários de folga e de férias para retornar e ajudar na liberação dos corpos. O local, que atende a capital, teria apenas 12 peritos legistas.
Os profissionais atuam em escalas de trabalho de 24 horas por 72h de descanso. Em média, o trabalho feito por eles é de 30 necropsias e 100 exames de lesão corporal por dia. Com a operação, a demanda dos profissionais teria dobrado entre esta terça e quarta-feira. Segundo informações da Polícia Civil, o trabalho dos profissionais pode se estender até o próximo sábado.
Veja o nome dos mortos que já foram identificados:
1 - Gabrielle Ferreira da Cunha, 41 anos, moradora que foi baleada na Chatuba, comunidade vizinha do conjunto de favelas da Penha.
2 - Eraldo de Novaes Ribeiro, conhecido como Pezão, é apontado como chefe do tráfico em comunidade em Belém, na capital do Pará. 
3 - Roque de Castro Pinto Júnior tem passagem por tráfico e porte ilegal de arma
4 - Sebastião Teixeira dos Santos, 40 anos, conhecido como Juninho da 51 ou Zero, é apontado como um dos chefes da Vila Cruzeiro.
5 - Patrick de Andrade da Silva, 22 anos, conhecido como PT, tinha uma passagem pela delegacia, em 2021, por suspeita de tráfico de drogas e associação ao tráfico.
6 - Maycon Douglas Alves Ferreira da Silva, conhecido como Maikinho Perneta, é apontado como responsável por invasões na praça Seca e no morro dos Macacos, e teve quatro passagens pela polícia. Em uma delas, em 2019, ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa. Em junho do ano passado, ele foi condenado à pena de 6 anos e três meses de reclusão em regime fechado.
7- Marcelo da Costa Vieira, de 33 anos, acumulou três passagens pela polícia por suspeita de violência contra mulher, tráfico de drogas e por suspeita de ameaça e injúria real. 
8 - Marlon da Silva Costa, de 35 anos, conhecido como Déo, é apontado como chefe da facção no estado do Pará e responsável por ataques a agentes de segurança naquele estado.
9 - Geovane Ribeiro dos Anjos, 27 anos, conhecido como Pinguim ou Geloem, tinha mandado de prisão por roubo.
10 - Leonardo dos Santos Mendonça, 30 anos, tinha passagens por porte e posse de drogas.
11 - Adriano Henrique Rodrigues Xavier, de 17 anos, segundo informações da PM, seria integrante de quadrilha que praticava assaltos para o tráfico da região. Ele também seria paraense.
12 - Carlos Henrique Pacheco da Silva, 25 anos, conhecido como Skit/Skaet, foi morto em confronto, segundo a polícia.
13 - André Luiz Filho foi morto em confronto, segundo a polícia.
14 - Izaias Victor Marques Nóbrega, 22 anos.
15 - Anderson Souza Lopes, 18 anos.
16 - Diego Leal de Souza, 32 anos.
17 - Nathan Werneck Borges Lopes, 21 anos.
18 - Luiz Adelino dos Santos Filho.