Para receber a vacina, profissionais precisam apresentar documento que comprove a funçãoSandro Vox / Agência O Dia

Rio - O calendário de vacinação contra a covid-19 avança nesta terça-feira (14) na cidade do Rio. Os trabalhadores da saúde com idades de 30 anos ou mais poderão receber a segunda dose de reforço em uma das mais de 230 unidades de Atenção Primária. O imunizante vai estar disponível para os contemplados que tomaram o primeiro reforço há quatro meses ou mais.

Para receber a vacina, os profissionais também precisam apresentar um documento original com foto e algum outro que comprove a função, como comprovante do conselho de classe, contracheque, declaração do estabelecimento onde atuam ou carteira de trabalho. A vacinação para o grupo só volta a avançar no próximo dia 21, quando poderão tomar o segundo reforço os trabalhadores da área com 18 anos ou mais.

Além do grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue aplicando o segundo reforço para pessoas com 50 anos ou mais, e o primeiro para pessoas a partir dos 12 anos. As unidades também oferecem imunizantes para quem precisa completar o esquema vacinal primário ou não recebeu nenhuma dose contra a covid-19.
Os postos disponibilizam ainda, das 8h às 17h, testes para detectar a doença em pacientes que apresentem sintomas. Desde o último mês, com o aumento de casos de síndrome gripal, a Atenção Primária do município vem registrando aumento na procura pelo exame e vacinas contra a gripe e o novo coronavírus. Na última semana, foram realizados mais de 60 mil do tipo antígeno nas unidades municipais e a taxa de positividade ficou em 22%.
Com 1.425.414 doses aplicadas, a cobertura vacinal contra a influenza está, atualmente, em 53%, mas a meta é alcançar 90% dos cariocas. Já a cobertura da vacinação contra a covid-19 contemplou 99,8% dos maiores de 18 anos e 93,9% dos maiores de 5, com o esquema primário. O primeiro reforço foi aplicado em 68,1% dos adultos e 21% dos adolescentes a partir dos 12 anos. Receberam o segundo reforço, até o momento, 64,8% dos idosos a partir dos 60 anos e 19% dos adultos com 50 anos ou mais. Ao todo, foram 16.703.203 doses aplicadas. 
De acordo com a SMS, há ainda 1,8 milhão de pessoas com a vacinação em atraso na capital fluminense. Por conta do esquema vacinal incompleto, a busca por leitos de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) voltou a crescer no Rio. Na última quinta-feira (9), a cidade registrou o maior número de internações desde fevereiro, com 122 pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermaria. Entre eles, 85% estavam com a situação vacinal atrasada ou não foram imunizadas. Segundo o Painel Rio COVID-19, da prefeitura, até às 10h desta segunda-feira (13), havia 120 internados na rede pública da cidade e outros 14 aguardando vaga.