Alice foi atingida quando comprava pipoca depois da escolaReprodução WhatsApp O DIA

Rio - Após 27 dias de internação, a pequena Alice Rocha, de 4 anos, dá sinais de plena recuperação.  O avô paterno, Sandro Mariano, disse na manhã desta segunda-feira (27) ao DIA que a menina está se recuperando muito bem e classificou como milagre o fato dela ter sobrevivido. Alice foi baleada na cabeça enquanto comprava pipoca com a mãe na saída da escola, na Taquara, Zona Oeste do Rio, no dia 1º de junho. De acordo com ele, a menina vai ser submetida a uma nova cirurgia, nesta quarta-feira (29), para que os médicos recoloquem a calota cerebral.
"Ela está bem, já retirou todos os tubos de acesso, está falando, comendo e fazendo TikTok. Na quarta-feira, ela irá passar por outra cirurgia para colocar a calota do cérebro", disse o avô.
Sandro Mariano se diz grato pela vida da netinha. Segundo ele, Alice não terá sequelas, mas terá que fazer muitas sessões de fisioterapia quando deixar o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea: "É uma sensação única, sem explicações, milagre é milagre. Se não fosse Deus, primeiramente, ela não teria sobrevivido".
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a criança está estável.
Desde o primeiro dia de internação da menina, os familiares dela, apesar de abalados, nunca perderam as esperanças. Em frente ao Miguel Couto, o pai de Alice disse que tinha passado a primeira noite em claro e angustiado, mas que confiava na justiça de Deus para a recuperação da filha. 
"Não é qualquer pessoa que toma um tiro na cabeça e chega no hospital com vida. É cruel, mas Deus é com a gente e logo ela vai sair dessa. Ela é uma criança muito alegre, muito feliz. É difícil de acreditar. Não teve noite, só angústia. Eu sei que Deus é conosco", afirmou Lucas Rocha, de 24 anos, na ocasião. As avós paterna e materna também também se mostravam esperançosas com a melhora da neta.
Investigação
O MP denunciou, inicialmente, Marcos Aurélio por extorsão qualificada, resistência qualificada, porte de arma e receptação, já que ainda não se sabe de onde partiu o tiro que atingiu a criança.
A investigação sobre a tentativa de homicídio de Alice ainda está em andamento no MP. Neguinho do Gás foi preso após o fim da troca de tiros entre os criminosos e policiais civis, e seu comparsa conseguiu fugir.

Ainda de acordo com o documento, no dia da ação, agentes da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (Draco) presenciaram a ação dos bandidos cobrando de comerciantes locais a "taxa de segurança".

O indiciamento por resistência qualificada se deu porque, durante a abordagem dos agentes, os criminosos tentaram fugir e atiraram contra os policiais civis. A menina teria sido atingida neste momento.
Entenda o caso
De acordo com a Polícia Civil, agentes foram verificar uma denúncia de extorsão no local, quando foram atacados a tiros por criminosos e houve confronto. Depois que a confusão acabou, moradores da região informaram que uma criança tinha sido baleada.