Vídeos mostram PMs usando imóveis para atirar e se proteger contra traficantesReprodução de fotos

Rio - Moradores do Complexo do Alemão denunciam abusos cometidos por policiais durante a operação do Bope e Core, nesta quinta-feira (21). Fotos e vídeos compartilhados na internet mostram PMs usando janelas e terraços de moradores como guaritas, além do relato de roubos de pertences e agressões. Até o início da tarde, a informação oficial da PM dava conta de cinco mortos na ação, sendo três suspeitos, um policial e uma moradora. 
De acordo com o relato dos moradores, algumas famílias tiveram as casas invadidas pelos policiais durante a ação. Dentro dos imóveis, os PMs teriam agido com truculência, revirando tudo, roubando pertences e agredindo os moradores.

Um morador, que não quis revelar o nome, disse que seu sogro foi agredido e a sogra xingada pelos militares. "Estão entrando nas casas, estão esculachando morador, estão tocando o terror dentro do complexo do alemão", comentou um usuário do Twitter.

Em um vídeo compartilhado na rede social, é possível ver agentes arrombando a porta de um imóvel dentro da comunidade. Fotos também mostram PMs do Bope usando terraço de residência como base para disparos.

O jornalista e ativista Rene Silva compartilhou em seu perfil no Twitter imagens que mostram PMs dentro de imóveis de moradores. "As denuncias de moradores relatando que policiais estão invadindo suas casas, continuam! Há muito receio de retaliação por parte da PMERJ e alguns estão pedindo ajuda, mas com muito medo de se expor", publicou Rene, por volta das 8h da manhã.

Além dos relatos de abusos, moradores feridos também falam sobre a impossibilidade de sair de casa para buscar socorro por conta dos confrontos.
A Federação de Associações das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) criticou a prática flagrada por moradores dentro das casas durante a operação da PM. "Na guerra da Ucrânia e em vários outros conflitos é proibido utilizar helicóptero como plataforma de tiro em área civil, é crime internacional. Mas nas favelas isso acontece contidamente, inclusive hoje no Alemão, com o Águia (helicóptero blindado) aterrorizando moradores. Essa lógica de guerra é um enxuga-gelo que não resolve o problema da violência, ao contrário, apenas piora", criticou a organização. 
A PM foi questionada sobre as denúncias, mas até o momento não se pronunciou.