Operação conjunta das Policias Civil e Militar na favela Parque União no Complexo da Maré, nesta quinta feira (11).Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil realizaram uma operação conjunta, na manhã desta quinta-feira (11), no Complexo da Maré, na Zona Norte. O objetivo da ação era localizar e prender criminosos que mataram o policial militar Sandro Santos da Silva, na Avenida Brasil, nas imediações do Parque União, em janeiro deste ano.
Ainda de acordo com a PM, os integrantes de uma das principais quadrilhas de roubos de carga da Região Metropolitana também eram focos da operação conjunta. Equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), que participaram da ação, apreenderam logo no início da manhã uma tonelada de drogas no Parque União.
Gilberto Francisco dos Santos, conhecido como Baiano, foi preso durante a ação. Ele é apontado como um dos maiores receptadores do Rio de Janeiro, organizando um esquema de receptação de cargas roubadas pelas Comunidades Nova Holanda e Parque União. A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) estourou galpões com materiais roubados, que foram retirados com ajuda de diversos caminhões.
Além dele, o criminoso Crsitiano Gonçalves Lavina, conhecido como CH, também foi preso na operação. De acordo com a Polícia Civil, ele comanda o tráfico de drogas no município de Três Rios, no interior do estado. Os agentes também prenderam em flagrante um homem identificado como Victor Hugo Farias de Mello por associação ao tráfico.
As ocorrências foram apresentadas na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), na 21ª DP (Bonsucesso) e na DRFC.

Veja o vídeo:

Tenente do BAC, Cínthia Bahiense comentou sobre a grande apreensão realizada. "Uma operação conjunta com o Bope e Core, seguindo uma ordem de operações do comandante do Batalhão de Ação com Cães, procedeu o vasculhamento da comunidade, juntamente com os cães de faro de armas e drogas. No interior dessa comunidade, foi perceptível pelos policiais a mudança de comportamento desses cães, e diante disso foi intensificada a busca no local. Então, esse esse material foi aprendido com a ajuda deles".
Também foram apreendidas dez carros, sete motos, uma pistola, seis carregadores municiados, um cinto de guarnição e máquinas caça-níqueis. Durante o confronto entre policiais e criminosos, dois suspeitos ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Federal de Bonsucesso, mas um deles não resistiu aos ferimentos. Um outro criminoso baleado foi preso após dar entrada no Hospital Getúlio Vargas. Contra ele, havia dois mandados de prisão.
Delegado da Core, Fabrício Oliveira destacou a importância das ações conjuntas para o controle da criminalidade na região. "Essa foi mais uma operação conjunta entre a Core e o Bope, para gente é muito importante estar atuando de maneira integrada com o Bope, isso facilita o trabalho, principalmente em regiões que são mais difíceis de operar. A gente tem o exemplo da última operação no Complexo do Alemão e agora a gente tem uma operação no Complexo da Maré. A gente aumenta a quantidade de operacionais no terreno, de veículos blindados", destacou. E completou, alegando a necessidade da presença de policiamento intensivo nas comunidades onde o tráfico se faz muito presente.
"É uma quantidade enorme de droga apreendida. Além disso, há uma quantidade muito grande também de mercadoria recuperada, produto de roubo de carga que nem coube aqui, estão caminhões. Então temos uma grande quantidade de apreensões, isso chama atenção e apenas reforça os dados de inteligência que a gente já tem de que a Nova Holanda e o Parque União são locais importantes para essa facção criminosa que normalmente traz os produtos de roubo, grande quantidade de droga para cá, para depois escoar para outras favelas, então é muito importante que as polícias estejam sempre fazendo operações aqui."
Moradores da região registraram a presença de muitos policiais, blindados e um helicóptero.

Veja os vídeos:


Equipes do Bope encontraram em diferentes pontos da Maré diversas casamatas, que são muros de concretos com buracos, utilizados pelos traficantes para, segundo a polícia, auxiliar no ataque aos agentes durante ações na comunidade.
O comandante do Bope, Uirá Nascimento, disse que a operação contou com informações dos serviços de inteligência. "Nós tivemos o homicídio de um policial militar no início do ano e essa quadrilha dessa região, dessa facção criminosa, comete crimes, roubo de carga, roubo de veículos na região e no Rio. Então, em posse dessas informações nós planejamos essa ação que contou com o Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BAC, o GAM [Grupamento Aeromóvel], a Polícia Civil através da Core, DRE [Delegacia de Repressão a Entorpecentes], DRFA [Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis] e nós fizemos ação, quanto mais homens com mais segurança, mais uso blindados, entramos cedo exatamente pra não trazer transtornos para população local e nós atingimos os objetivos, nós tínhamos em mente". 
Em janeiro, o PM Sandro Santos da Silva estava acompanhado de outro policial quando ambos foram atingidos por tiros, após abordarem um veículo suspeito. Sandro chegou a ser socorrido, mas morreu durante o atendimento.

Nesta quinta, também aconteceu o penúltimo dia do 1º Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré, com o tema "Segurança pública e violências: contradições, controle social e desafios para garantia de direitos estruturantes". Para organizadores do evento, a operação é um desrespeito em meio à problemática da discussão.

De acordo com relatos de participantes, o Governo do Estado foi convidado para participar do evento, que é aberto ao público, mas teria recusado o convite e permitido a operação, tema central da discussão proposta.


O Governo do Estado foi procurado, mas até o momento de publicação desta matéria não havia respondido aos questionamentos.
Escolas e unidade de saúde suspendem funcionamento
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 21 escolas no Complexo da Maré tiveram as aulas suspensas nesta quinta-feira em função da operação policial e o atendimento aos alunos está acontecendo de forma remota. A SME ainda destacou que trata como prioridade a segurança de toda a comunidade escolar e a medida de suspensão das aulas é para segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança dos usuários e profissionais, interrompeu o funcionamento nesta quinta-feira. A CF Diniz Batista dos Santos manteve o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
*Colaborou Marcos Porto