Climatempo - Apos muita chuva e ventos fortes, Rio de Janeiro amanhece com tempo bom. Na foto, Praia do Flamengo, zona sul da cidade.Reginaldo Pimenta

Rio - O Rio de Janeiro voltou ao estágio de normalidade na manhã desta sexta-feira (12), depois das chuvas e dos fortes ventos que atingiram o município durante a semana. A cidade estava em estágio de mobilização desde 0h40 da última quarta-feira (10), por conta de um sistema de baixa pressão associado à uma frente fria no oceano e da aproximação de um ciclone extratropical. Hoje, os ventos, que chegaram a 93,4km/h nesta quinta-feira (11), não devem passar dos 51,9 km/h. 
 


Apesar da trégua na chuva a partir da tarde de hoje, as temperaturas permanecem baixas, com a máxima do dia prevista de 20º C e mínima de 12º C. A previsão é que o tempo permaneça estável até, pelo menos, a próxima terça-feira (16), com os termômetros subindo gradativamente. O sábado (13) será de céu parcialmente nublado a claro, com vento moderado. A temperatura máxima prevista é de 23ºC e mínima de 10 ºC, a menor da semana.

Já no domingo (14), os termômetros podem chegar a 25ºC de máxima e 12ºC de mínima, com céu claro a parcialmente nublado. O vento fica fraco a moderado. A segunda-feira (15) será de céu claro, com vento fraco a moderado. As temperaturas voltam a subir e podem chegar aos 27ºC, com mínima prevista de 13ºC. A terça-feira (16) será ainda mais quente, com termômetros podendo registrar máxima de 28ºC e mínima de 13º C. O céu fica claro a parcialmente nublado, com vento fraco a moderado.

Os cariocas ainda precisam ficar atentos, já que, de acordo com a Marinha do Brasil, ondas de até quatro metros de altura ainda podem atingir a orla da cidade até às 21h desta sexta-feira. A população deve evitar banho e esportes no mar, navegação, pesca, além de ficar em mirantes, na beira do mar ou pedalar na orla. Resgates de vítimas de afogamento também não devem ser realizados. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil devem ser acionados pelos números 193 e 199, respectivamente.